CDHM Pede Providências do MP Contra Jornal Sensacionalista
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados pediu providências ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, contra os responsáveis pelo jornal "Na Polícia e Nas Ruas" que circula semanalmente em Brasília exibindo fotos de vítimas de crimes violentos de maneira apelativa e desrespeitosa em relação aos direitos humanos. A representação, assinada pela presidente da comissão, deputada Iriny Lopes (PT-ES) foi entregue nesta terça-feira.
A comissão alega no documento que o informativo afronta dispositivos da Constituição Federal, ao promover a exposição dos corpos das pessoas assassinadas e a humilhação do ser humano, principalmente das camadas mais pobres.
"Trata-se de um "jornalismo" sensacionalista que tem como único objetivo a obtenção de lucros financeiros pela exploração da pessoa humana", diz o documento.
A ação também conta com o apoio da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", que há quatro anos vem atuando no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias combatendo os abusos cometidos pelos meios de comunicação através da TV. A ação destaca ainda que a exposição feita pelo jornal "Na Polícia e Nas Ruas" fere também o direito da famílias das vítimas de crimes violentos.
A Constituição declara "invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas", cita o documento.
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Assessoria de Comunicação — Luciana Lima
(61) 81620360 / 32166570