Greenhalgh Assume Presidência da CDHM

29/03/2006 18h45

O deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) assumiu nesta quarta-feira, 29 de março, a Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Ele recebeu o cargo da deputada federal Iriny Lopes (PT-ES), ressaltando a necessidade de se ter um grande esforço para garantir os direitos humanos de forma universal.

"Nesses 20 anos de redemocratização do país, ainda não cumprimos a tarefa de solucionar questões cotidianas de violação desses direitos e vou me esforçar para que possamos avançar", destacou o deputado ao ser empossado.

Greenhalgh é advogado e foi eleito quatro vezes deputado federal pelo PT Defensor de causas humanitárias, sua luta está ligada à defesa dos desaparecidos durante a Ditadura Militar no Brasil. Ele defendeu lideranças sindicais e políticas perseguidas pela ditadura, entre elas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Membro fundador do PT, Greenhalgh participou da fundação do Comitê Brasileiro pela Anistia. Foi ainda um dos coordenadores do projeto "Brasil Nunca Mais", para denunciar os crimes da ditatura.

Greenhalgh foi filiado de 1974 a 1980 ao MDB. Trabalhou como advogados dos jornais "O Movimento", "Em Tempo", "Versus", "Brasil Mulher", "Nós Mulheres" e "Resistência"; defendeu o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Estudou direito na faculdade do Largo São Francisco (USP) entre 1969 e 1973.

A eleição e posse na CDHM ocorreu nesta quarta-feira, 29 de março. Como vice-presidente da CDHM, assumiu o deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), histórico militante da luta contra a discriminação e preconceito racial.

Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Assessoria de Imprensa — Luciana Lima

(61) 81620360 / 32166570