Direitos Humanos e Febrabam Fecham Parceria pela Inclusão
Direitos Humanos e Febraban Fecham Parceria pela Inclusão
O ano de 2007 poderá ser um marco para a inclusão de negros, mulheres e deficientes no mercado de trabalho. A expectativa resulta da parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara e entidades civis para a elaboração de um Mapa da Diversidade, que subsidiará um grande pacto de inserção nos quadros funcionais dos bancos. O levantamento estará pronto até o final de dezembro deste ano.
A partir do mapeamento dos quadros atuais dos diversos bancos no País, a Febraban e a Comissão de Direitos Humanos começam a trabalhar projetos de inclusão. A iniciativa, inédita, deverá servir de estímulo para outros setores da economia, com a multiplicação de ações afirmativas na indústria ou no agronegócio, entre outros.
"É um projeto pioneiro, que pode se espalhar e ser reconhecido no futuro como o salto de qualidade do mercado de trabalho no que se refere à inclusão", observou, satisfeito, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, ao final da segunda reunião, realizada ontem (10/10), para definição de critérios consensuais de elaboração do Mapa da Diversidade.
Greenhalgh elogiou a postura da Febraban, que acenou positivamente para o projeto desde o primeiro encontro patrocinado pela Comissão de Direitos Humanos, no dia 05 de setembro. Ontem, a federação apresentou o primeiro esboço do que será o mapeamento das condições de entrada e ascensão de empregados negros, mulheres e deficiente no sistema bancário. "Os resultados dessa parceira são extremamente importantes para transformar a exceção em regra nos setores produtivos", observou o presidente da comissão.
Na elaboração do Mapa da Diversidade, serão levados em conta, entre outros, os critérios de número de empregados negros, mulheres e deficientes, a promoção desses funcionários em cargos de coordenação e gerenciamento e a questão salarial. O diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mário Sérgio Vasconcelos, explicou que a entidade fará parceria com o Instituto Ethos - que possui tradição em ações afirmativas, além de contar com a metodologia associada ao Ibope. A Febraban contará com o apoio de cinco consultores de empresas.
Até 23 de dezembro, o Mapa da Diversidade estará finalizado, com o planejamento de um cronograma de ações concretas para 2007. Na próxima semana, a Comissão de Direitos Humanos realiza uma nova reunião para fechar o questionário.