Farroupilha apresenta governança 4.0

Agilidade, simplificação e desburocratização. Essas são as palavras que definem os conceitos que marcam a nova geração de empreendedores em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. A expectativa é que mais de 90% dos novos empreendimentos de baixo e médio risco recebam seu alvará de funcionamento em até 12 horas em 2019, contra uma expectativa de 400 dias nos anos anteriores.
28/11/2019 17h15

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Farroupilha apresenta governança 4.0

Prefeito de Farroupilha apresenta o Planejamento Estratégico do Município

As inovações para tornar o município de Farroupilha um ambiente moderno de negócios foram apresentadas nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada pela Cdeics da Câmara dos Deputados.

O evento foi requerido pelo vice-presidente da Cdeics, deputado federal Otaci Nascimento (Solidariedade/RR). “A proposta desse evento é divulgar as ações realizadas pela prefeitura de Farroupilha para tornar o ambiente de negócios da cidade moderno e favorável à inovação, atraindo empresas com esse perfil”, disse Nascimento.

“O resultado é fruto de diversas iniciativas do poder público realizadas desde 2015, como a implantação do Programa Inova Farroupilha, a revisão e aperfeiçoamento de todos os passos necessários para abrir uma empresa, a adesão a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a criação da Sala do Empreendedor, e mais recentemente, o Alvará Digital 4.0, que permite que todo o processo de requerimento e liberação de alvará seja feito online”, disse o prefeito do município Claiton Golçalves.

Além de se tornar referência para o Brasil, em função das rotas turísticas do Estado ligadas à cadeia produtiva do vinho, Farroupilha passou a atrair novos negócios, que estão diversificando a matriz econômica, gerando empregos e consequentemente aumentando o poder de compra dos farroupilhenses.

Atualmente, a cidade possui 9.431 empresas, sendo 2.734 Microempreendedores Individuais (MEIs). Somente em 2019, até setembro, 459 novas empresas abriram e prosperaram. A onda de empreendedorismo e inovação vai ao encontro da instalação da unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Farroupilha. O Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS, que será concretizado por meio de ações em conjunto com parceiros locais e a futura disponibilização de estrutura física, centralizará e coordenará ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. Farroupilha apresenta governança 4.0.

 

Reportagem: Ascom/CDEICS