Sérgio Brito quer discutir eficácia de medicamentos genéricos

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou na reunião deliberativa do último dia 18/03 Requerimento de autoria do deputado Sérgio Brito solicitando Audiência Pública para discutir os efeitos, a fiscalização e o controle de qualidade dos medicamentos genéricos e similares no país. Serão convidados o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e representantes da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), da Associação Médica Brasileira, do Hospital Israelita Albert Einstein e da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos.
20/03/2014 18h25

Para o presidente da CDC, o grande volume de denúncias sobre a eficácia dos genéricos justifica a realização da Audiência. “Além das reclamações de pacientes, há relatos de médicos do SUS e de hospitais de referência no combate a doenças como o câncer que tiveram de substituir os genéricos no meio do tratamento por não terem os efeitos esperados”, disse Sérgio Brito.

O deputado destacou pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste – com médicos e pacientes. O levantamento demonstrou que os profissionais de saúde ainda têm dúvidas sobre eficácia dos medicamentos genéricos. “Cerca de 30% dos médicos não concorda com a ideia de que eles são tão eficazes quanto os medicamentos de marca, e quase também revelou não ter o hábito de prescrevê-los”, afirmou. Ainda não há data para a realização da Audiência Pública.