Segurança na internet será tema de Audiência Pública conjunta

A Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira (14/07) Audiência Pública para debater as fragilidades nos sistemas de guarda e fluxo de conteúdo de informações pessoais telefônicas e em trânsito na internet. A reunião foi motivada pelas recentes denúncias de espionagem por parte do governo americano, que teria inclusive instalado em solo brasileiro bases com o objetivo de acessar e-mails e dados de navegação de cidadãos.
13/08/2013 18h05

A Audiência pública será realizada conjuntamente e foi solicitada pelas comissões de Defesa do Consumidor, de Ciência e Tecnologia, de Fiscalização Financeira e Controle de Relações Exteriores e de Legislação Participativa. Estão confirmados os ministros de Estado das Comunicações, Paulo Bernardo; da Defesa, Celso Amorim; das Relações Exteriores, Antônio Patriota; e do Gabinete de Segurança Institucional, General José Elito Siqueira. Comparecerão ainda o Diretor-Geral da Abin, Wilson Trezza; o presidente da Telebrás, Caio Rodrigues; da Anatel, João Batista de Rezende; além dos presidentes da Microsoft, do Facebook, do Twitter e do Google, entre outros.

Para o deputado Nelson Marchezan Junior, um dos autores dos requerimentos que levaram à realização da audiência, as recentes notícias põem o Brasil como mais uma conexão da rede de espionagem americana no mundo. “O próprio ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou não ter dúvidas que cidadãos e empresas estão sendo alvo de monitoramento”, destacou Marchezan Junior.