PROTESTE alerta sobre o Black Friday 2013

O primeiro minuto desta sexta-feira, 29 de novembro, marca o início de 24 horas de ofertas na Internet e em lojas físicas. São mais de 300 lojas virtuais participantes que estão prometendo descontos de até 80% em eletrônicos, eletrodomésticos, passagens e pacotes de viagem. Porém, a PROTESTE alerta para que os consumidores verifiquem os preços cobrados antes do evento para evitar cair na armadilha de promoções enganosas.
28/11/2013 14h20

Saiba que ao comprar pela Internet, você tem o direito de cancelar a operação, desde que essa decisão seja comunicada em até sete dias úteis a partir do recebimento do produto. Informe por escrito à loja que você quer exercer o seu direito de arrependimento, que não precisa ser justificado. A loja deve restituir a você todos os valores pagos. Após os sete dias, o cancelamento da compra pode ser feito somente se o produto entregue apresentar defeito.

O descumprimento de prazos de envio e a entrega de produtos com defeito são comuns principalmente nessa época do ano, em que as lojas online estão sobrecarregadas de pedidos.  Se isso acontecer, o consumidor pode acertar uma nova data ou cancelar a compra. O site de compras não pode empurrar a responsabilidade pelo atraso ou extravio de um produto para a transportadora.

No ato da entrega do produto em casa, verifique se está conforme o solicitado no seu pedido e em perfeitas condições de uso. Caso perceba defeito ou falta de itens ou acessórios, recuse a entrega e devolva a mercadoria à transportadora, anotando na nota fiscal a falha percebida. Entre em contato com a loja na qual fez a compra, solicitando a troca imediata do item.

Na próxima sexta-feira, 29 de novembro, acesse o site da PROTESTE e confira quais promoções são verdadeiras e quais promoções são enganosas. E lembre-se de pesquisar o preço do produto que deseja adquirir antecipadamente em outras lojas e verificar se o preço anunciado no dia da Black Friday é uma promoção que vale a pena.

 

Do site do Proteste