Defesa do Consumidor realiza audiência para discutir fortalecimento dos Procons

A Comissão de Defesa do Consumidor realizou nesta quarta-feira (03/07) Audiência Pública requerida pelo deputado José Carlos Araújo para discutir o projeto de Lei 5.196/2013. A proposta, enviada pelo Poder Executivo em março deste ano, modifica o Código de Defesa do Consumidor e permite aos Procons determinar a aplicação de medidas corretivas, como substituição ou reparo de produto defeituoso, devolução de valores cobrados indevidamente, cumprimento de oferta por parte do fornecedor, entre outras.
04/07/2013 10h35

Luis Macedo

Defesa do Consumidor realiza audiência para discutir fortalecimento dos Procons

Deputado José Carlos Araújo e a Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira

“Sem dúvida é um projeto que tende a melhorar a segurança jurídica do consumidor brasileiro que utiliza os serviços dos Procons em todo o país. Não há nenhum parlamentar desta comissão que se oponha a um projeto de tamanha relevância”, disse Araújo. Ele destaca ainda que deverá apresentar seu parecer favorável ao projeto após o recesso parlamentar.

O Projeto de Lei 5.196/13 também determina que as medidas corretivas dos Procons tenham força de título executivo extrajudicial, sem necessidade de ação específica de execução para seu cumprimento. Com isso, as entidades de defesa do consumidor ganharão em agilidade e efetividade no caso de desobediência ao Código de Defesa do Consumidor

A Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Dra. Juliana Pereira da Silva, convidada como expositora para a Audiência Pública, destacou que a necessidade de expandir a atuação dos Procons é uma exigência da sociedade atual, que passou a compreender melhor melhor os seus direitos e, por consequência, a exigir mais qualidade nos serviços. "Agora precisamos intensificar nossas atuação para que as classes menos favorecidas tenham suas questões efetivimente solucionadas junto aos órgãos de defesa do consumidor”. Segundo dados apresentados pela Senacon, em 2011, os Procons de todo o Brasil registraram mais de 2 milhões de atendimentos. Cerca de 95% dos reclamentes recorreram ao Procon após procurar, sem êxito, as empresas.