CDC ouve Ministro de Minas e Energia nesta terça-feira (28/06)

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) realizará Audiência Pública com o Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para debater a escalada de reajustes dos combustíveis, dia 28/06, às 10h, no Plenário 8 do Anexo II. Sachsida será também questionado sobre os recentes aumentos nas tarifas de energia elétrica, que têm chegado a cerca de 20% em alguns casos.
24/06/2022 18h05

CDC ouve Ministro de Minas e Energia nesta terça-feira (28/06)

Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida

“Temos visto ações desesperadas e desencontradas do governo para reduzir o preço dos combustíveis na bomba, com o único objetivo de atenuar sua rejeição junto ao eleitorado. O que precisamos é um debate aprofundado, não pontual, que não seja abandonada após as eleições”, ressaltou Silvio Costa Filho, autor do requerimento. Ele afirmou ainda que o tema “não é uma pauta da esquerda, da direita ou do centro, mas sim uma agenda para o povo brasileiro”

O presidente da CDC lembrou que os reajustes abusivos dos derivados de petróleo impactam a economia como um todo, repercutindo desde nos preços da cesta básica, em virtude do frete rodoviário, até os custos de transportes e deslocamento. “Para claro que a raiz do problema se encontra na política de Preços de Paridade de Importação (PPI) que vincula o preço dos combustíveis ao mercado internacional. E é isso que pretendemos discutir”, disse

Silvio Costa Filho destacou que os aumentos de energia elétrica e combustíveis, além de afetarem fortemente o setor produtivo, sacrificam os segmentos mais fragilizados da população. “Dos R$ 44 bilhões de lucro da Petrobrás no primeiro trimestre, cerca de R$ 13 bilhões voltaram para a União. É o governo fazendo caixa com o sacrifício do povo brasileiro. Isso é inadmissível”, ponderou.