Cade investiga Google por práticas anticompetitivas no serviço de buscas
Nesse mesmo caso, o Cade investiga também a denúncia de que o Google estaria adotando estratégias para confundir a diferença entre link patrocionado e resultado de busca orgânica, além de estar reduzindo o espaço dessa última.
Será avaliada, ainda, a denúncia de que o Google teria exigido dados sensíveis dos buscadores Buscapé e Bondfaro para permitir que eles coloquem seus anúncios com foto na área de links patrocinados que aparecem no topo da página de resultados do Google.
Num segundo processo, que como o primeiro foi motivado por denúncias da E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia Ltda., dona do Buscapé e do Bondfaro, a suspeita é que o Google estaria se aproveitando de dados postados por usuários nesess dois sites, numa técnica conhecida como raspagem (scraping, em inglês). A empresa americana, porém, impediria a aplicação da técnica a seus sites.
"O Google Shopping teria indevidamente se apropriado de reviews (comentários de clientes opinando sobre qualidades ou defeitos de lojistas e produtos) reunidos pelos sites de comparação de preços Buscapé e Bondfaro", diz nota do Cade. "De acordo com a denúncia, uma vez que as opiniões dos usuários sobre produtos e serviços agregam informações relevantes e são um atrativo para ferramentas de buscas temáticas para compras, com essa prática o Google estaria subtraindo vantagens competitivas detidas por esses rivais e delas se beneficiando."
O terceiro processo analisa se a empresa estaria dificultando que os anunciantes que possuem contratos com o Google também anunciem em outros buscadores – prática conhecida como multihoming. O caso foi relatado pela Microsoft Corporation, dona do buscador Bing.
O Cade diz que as práticas, se confirmadas, podem dificultar a entrada e o desenvolvimento de concorrentes no mercado brasileiro de buscas online, e lembra que o Google já detém cerca de 99% do segmento no País.
Em nota, o Google informou que irá "trabalhar com o Cade" para resolver os questionamentos. "Governos e tribunais de justiça em vários países, inclusive no Brasil, já examinaram estas questões e não encontraram violações das leis vigentes", informou a empresa. Também em nota, a Microsoft diz que decidiu apresentar a denúncia em razão dos "esforços contínuos do Google para restringir anunciantes de transferirem facilmente dados de sua própria titularidade para gerenciar campanhas publicitárias de busca online para plataformas concorrentes."
E-Commerce Media Group, diz confiar na seriedade do Cade para condução da investigação, e reiterou "a importância do estabelecimento de um ambiente de negócios transparente e justo para todos os competidores, garantindo que o poder de decisão continue com a parte mais interessada neste processo, os consumidores"
Com informações do site Ig.