Aumento abusivo de tarifas bancárias será discutido na CDC

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na reunião desta quarta-feira (17/06) dois requerimentos de Audiência Pública. O de nº 32, do deputado Marcos Rotta, convida representantes da Secretaria Nacional do Consumidor, da Federação Brasileira dos Bancos e do Banco Central do Brasil para discutir a elevação das tarifas bancárias.
19/06/2015 11h25

De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, também chamado para a audiência, os bancos reajustaram seus pacotes em percentuais abusivos. O aumento chegou a 136% em serviços e tarifas avulsas e 75% em pacotes – contra 7,7% da inflação.

Já o Requerimento nº 36, de autoria do deputado Áureo, tem por objetivo discutir os crescentes roubos e furtos de celulares e sua consequência para o consumidor. O parlamentar lamentou o aumento de quase 79% nesse tipo de ocorrência no Rio de Janeiro e destacou que a livre circulação de dispositivos que desbloqueiam celulares roubados tem funcionado como um incentivo para os bandidos. Foram convidados os presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações e do Sinditelebrasil, além de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e do Ministério Público do estado.