Araújo participa de abertura do IX Congresso do SNDC

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado José Carlos Araújo, participou na noite da última terça-feira (24) da abertura do IX Congresso do Sistema em Defesa do Consumidor (SNDC), trazendo um panorama do trabalho desenvolvido pelo Legislativo. Ele destacou que tramitam na Comissão quase 300 proposições relacionadas ao tema, com ênfase na prestação dos serviços de telecomunicações, cartões de crédito, planos de saúde, tarifas bancárias e comércio eletrônico.
26/09/2013 11h55

Leandro Quirino

Araújo participa de abertura do IX Congresso do SNDC

O IX Congresso reuniu representantes de Procons, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de entidades civis de todo o Brasil, além dos poderes Judiciário e Legislativo, representantes de agências e órgãos reguladores. “Nossa Comissão é a porta de entrada das demandas do Consumidor que clamam por soluções de problemas que lhes afetam. Aqui se processam as propostas que visam fiscalizar procedimentos, aperfeiçoar políticas públicas e atualizar o ordenamento jurídico vigente”, afirmou o deputado.

Durante a cerimônia, a Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, enfatizou a importância do Legislativo no processo de proteção ao consumidor e destacou a relevância do Projeto de Lei 5.196/2013, de autoria do Executivo, que fortalece os Procons e é relatado por Araújo.

O Congresso teve como tema “A Proteção do Consumidor como instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social” que será abordada sob diversos aspectos: cidadania no consumo, proteção do consumidor como política de estado e os novos desafios no âmbito internacional.