Plano de ação para pesquisa sobre o Carnaval avança

Reunião define os primeiros eixos do plano de ação a ser desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre as políticas de inovação para a inclusão social dos arranjos produtivos gerados pela cadeia produtiva da economia do Carnaval. Estudo já é desmembramento dos compromissos firmados durante audiência pública realizada pela Comissão de Cultura em junho deste ano.
10/09/2013 11h35

Tarcízio Ildefonso Costa Junior/Gab. Dep. Paulo Ferreira

Plano de ação para pesquisa sobre o Carnaval avança

Eixo de pesquisa será direcionado às atividades de produção e criação desenvolvidas pelas escolas de samba

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou nesta segunda-feira (9), a segunda videoconferência com lideranças e representantes das ligas e entidades carnavalescas dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Dando sequência ao encontro realizado no dia 19 de agosto – que estabeleceu a realização de uma pesquisa nacional sobre a cadeia produtiva do Carnaval –, esta reunião definiu os primeiros eixos do plano de ação a ser desenvolvido pelo MCTI sobre as políticas de inovação para a inclusão social dos arranjos produtivos gerados pela cadeia produtiva da economia do Carnaval.

Definiu-se que neste primeiro momento o eixo matricial das atividades desenvolvidas pelo MCTI será direcionado às atividades de produção e criação desenvolvidas pelas escolas de samba. 

Nos próximos 90 dias, o MCTI realizará o levantamento das informações sobre as principais atividades produtivas identificadas nos carnavais. O estudo será feito em parceria com a Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovadores Locais, sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RedeSist-IE). Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo farão parte desse estudo, além de outros estados que ainda serão definidos pelo grupo.

O resultado da pesquisa irá viabilizar novas ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atender as fases de criação e produção da cadeia do Carnaval.

Este estudo já é um desmembramento dos compromissos firmados durante audiência pública realizada pela Comissão de Cultura em junho deste ano, definidos no Manifesto do Carnaval do Povo Brasileiro - documento que encerrou a audiência pública sobre a cadeia produtiva da economia do Carnaval, requerida pelo deputado Paulo Ferreira (PT/RS).

O secretário-executivo do MCTI, Luiz Antônio Elias, mobilizou seu quadro diretivo para o encontro. Na sede de transmissão, em Brasília, estiveram presentes: Oswaldo Baptista Duarte Filho, secretário de Ciência, Tecnologia e Inclusão Social; Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos; Osório Coelho, vice-diretor do Departamento de Ações Regionais; e Gustavo Adolfo, assessor de Acompanhamento e Avaliação das Ações Finalísticas. Pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados esteve presente o assessor Federico Vazquez. 

Pelos estados participaram Jorge Castanheira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); Camila Soares, coordenadora do Projeto Escola do Carnaval; Elmo José dos Santos, diretor de Carnaval da Cidade do Samba do Rio de Janeiro; Luiz Carlos Prestes Filho, coordenador geral da pesquisa “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval”; o pesquisador da RedeSist-IE, Marcelo Pessoa de Matos; Kaxitu Ricardo Campos e Edson França, representantes da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp); Sandro Santos e Robson Dias, representantes da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa).

O colegiado volta a se reunir na próxima quarta-feira (18/09).

 

Fonte: Com informações do gabinete do deputado Paulo Ferreira.