CCJC aprova teste da linguinha nas maternidades
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou hoje (30) o projeto de Lei 4832/12 que torna obrigatório em hospitais e maternidades o ‘teste da linguinha’ para conferir se a criança tem a chamada língua presa.
O teste avalia o frênulo ou membrana da língua de bebês e recém-nascidos para verificar se existe qualquer problema, como um encurtamento, que possa dificultar a amamentação ou, posteriormente, a fala.
O autor da proposta, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), explicou que o diagnóstico dessas alterações pode evitar consequências mais graves no desenvolvimento das crianças.
“O frênulo é uma pequena prega de membrana mucosa que conecta a língua ao assoalho da boca e que possibilita ou interfere na livre movimentação da língua dos bebês, causando o desmame precoce e baixo ganho de peso, comprometendo, dessa forma, o desenvolvimento dos bebês”, justificou.
A matéria segue para a análise do Senado, caso não seja apresentado recurso para que a proposta seja discutida pelo plenário da Câmara.