CCJC aprova a criação de universidade federal no município de Catalão
A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), para quem a proposta está de acordo com os requisitos legais. “Além disso, a região anseia por essa proposta, que vai alavancar o desenvolvimento do sul do estado, além do Triângulo Mineiro”, disse.
O campus de Catalão já conta com 12 cursos de graduação, como Psicologia, Engenharia de Minas, Engenharia Civil e Enfermagem, onde estudam 3,2 mil alunos. O corpo docente possui 295 professores.
Localizado no sudeste de Goiás, na divisa com Minas Gerais, Catalão tem cerca de 99 mil habitantes e exerce influência sobre 81 municípios da mesorregião do Sul Goiano.
Estrutura
O governo estima que o custo anual de implantação da nova universidade será de R$ 8,2 milhões para o orçamento federal.
A proposta aprovada autoriza a criação de 42 cargos de direção e 230 funções gratificadas e funções comissionadas. Permite ainda a contratação, por concurso público, de 81 técnicos-administrativos em educação e a doação de bens da União para a instituição.
O Ministério da Educação nomeará temporariamente um reitor e um vice-reitor para a UFCAT. Caberá ao reitor pro tempore estabelecer as condições para a escolha do reitor da universidade.
Tramitação
O projeto já tramita em regime de urgência e será analisado ainda pelo Plenário da Câmara.