Notícias
-
27/01/2015 - Henrique Alves vai propor comissão geral sobre setor varejistaO presidente da Câmara, Henrique Alves, participou nesta quinta-feira (4) em São Paulo de evento em comemoração aos 10 anos do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Ele anunciou aos empresários varejistas que vai propor aos parlamentares a realização, na próxima legislatura, de uma comissão geral sobre o setor.
-
27/01/2015 - Henrique Alves vai propor comissão geral sobre setor varejistaO presidente da Câmara, Henrique Alves, participou nesta quinta-feira (4) em São Paulo de evento em comemoração aos 10 anos do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Ele anunciou aos empresários varejistas que vai propor aos parlamentares a realização, na próxima legislatura, de uma comissão geral sobre o setor.
-
27/01/2015 - Transparência é pré-requisito da boa governança, diz Alves em seminárioO presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (17) do Seminário “Pacto pela Boa Governança: um retrato do Brasil”, promovido pelo TCU. Ele disse que transparência, participação, efetividade, responsabilidade corporativa e prestação de contas são fundamentais para boas práticas de governança nas instituições públicas.
-
27/01/2015 - Mudanças na Lei da Microempresa vão beneficiar milhões de pequenos empreendedores, diz Henrique AlvesO presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que um dos principais benefícios da aprovação da proposta que muda a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa será a inclusão no Supersimples de milhões de pequenos negócios do setor de serviços — como profissionais da saúde, advogados, consultores e engenheiros. Texto que muda lei em vigor foi aprovado nesta terça-feira(29).
-
27/01/2015 - Henrique Alves e bancada do Nordeste discutem reestruturação do Dnocs com ministra do planejamentoO presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), reiterou, nesta terça-feira (25), a necessidade de reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que é vinculado ao Ministério da Integração Nacional, e de conceder maior autonomia administrativa do órgão. Ele tratou do assunto com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e parlamentares do Nordeste. Além de novas atribuições, como uma possível atuação nacional do órgão, os parlamentares defenderam medidas emergenciais para que o Dnocs possa atuar efetivamente em ações de enfrentamento das secas e convivência com as estiagens prolongadas. O sucateamento do órgão estaria dificultando ações até de abastecimento na região, que é castigada por mais um longo período sem chuvas. O Dnocs é o principal órgão do governo federal responsável pela política de infraestrutura hídrica do Nordeste, mas enfrenta problemas com a falta de pessoal na estrutura administrativa e técnicos especializados para implantação de novos projetos, além da manutenção dos que existem. Os parlamentares reforçaram a necessidade de apoio e aporte financeiro para realização de um concurso público e para manutenção de barragens, perímetros irrigados e estações de piscicultura. A seca prolongada na região tem exigido do Dnocs uma demanda por ações emergenciais acima da capacidade técnica e financeira do órgão especializado na gestão dos recursos hídricos do Nordeste há mais de 100 anos. “Não podemos desperdiçar essa longa experiência do Dnocs na construção de grandes reservatórios e de pequenas obras hídricas, produção de alimentos e pescado”, ressaltou Henrique Eduardo Alves. Ele destacou que fortalecer a produção de alimentos é um meio de reduzir a pobreza da região. Em uma segunda etapa da reestruturação, já com as atribuições definidas e sem superposição com outros órgãos federais ¬¬¬-- como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) --, o governo poderá enviar uma medida provisória ao Congresso detalhando essa reestruturação. Se a proposta for enviada ao Congresso sob a forma de MP, conforme pedido da bancada do Nordeste, o texto será analisado por uma comissão especial, abrindo espaço para que os parlamentares apresentem emendas. O assunto já será objeto de discussão durante seminário previsto para ocorrer no mês que vem com a participação de diversos órgãos de desenvolvimento regional, como Sudene, Banco do Nordeste, Codevasf e Defesa Civil. Também participaram da reunião com a ministra os deputados Fernando Ferro (PT-PE), Ariosto Holanda (Pros-CE), Eudes Xavier (PT-CE) e Chico Lopes (PDdoB-CE), além do senador Vital do Rego (PMDB-PB).
-
27/01/2015 - Câmara e Senado vão avaliar solução comum para salários acima do teto constitucionalAs diretorias da Câmara e do Senado elaborarão um parecer conjunto, que será enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) seja notificado. A decisão foi tomada após liminar concedida pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello, determinando que a Câmara e o Senado voltem a pagar, sem cortes, o salário dos servidores que recebem acima do teto.
-
27/01/2015 - Comissão de Turismo e Desporto homenageia Henrique AlvesA Comissão de Turismo e Desporto homenageou nesta quarta-feira (11) o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, por suas ações para viabilizar o trabalho do colegiado. O ex-presidente Marco Maia também foi homenageado. No evento realizado no plenário da comissão, os dois deputados receberam uma placa de reconhecimento.
-
27/01/2015 - Alves diz que Constituição de 88 simbolizou a transição definitiva para a democraciaO presidente da Câmara lembrou que, durante os trabalhos constituintes, foram discutidas e votadas mais de 60 mil emendas e centenas de propostas em 330 sessões, 24 mil horas de discursos e debates e 182 audiências públicas.
-
27/01/2015 - Henrique Alves quer colocar minirreforma eleitoral em votação nesta terçaO presidente da Câmara considera a aprovação da proposta importante, pois são medidas que simplificarão o processo eleitoral e contribuirão para reduzir o custo das campanhas eleitorais.
-
27/01/2015 - Henrique Alves marca votação do piso dos agentes de saúde para 23 de outubroHenrique Eduardo anunciou a data pessoalmente a representantes de agentes comunitários de saúde que estiveram em Brasília para reivindicar a votação da proposta.
-
27/01/2015 - Henrique anuncia que a Câmara votará o fim do foro privilegiadoA votação das mudanças mais amplas da reforma política ainda dependem da conclusão do grupo de trabalho sobre o tema, criado pela Presidência da Câmara. A previsão é que uma proposta sobre o assunto seja apresentada em outubro.