Atribuições
A Secretaria de Controle Interno é responsável pelas ações de auditoria interna. Suas atividades contribuem para a Câmara dos Deputados alcançar os objetivos estratégicos, operacionais, financeiros e de conformidade.
Cabe à secretaria:
- Avaliar riscos de projetos, programas e processos organizacionais
- Prestar consultoria em governança, gestão de riscos e controles internos
- Verificar e avaliar os resultados obtidos pelos gestores
- Avaliar o cumprimento das metas previstas
- Fiscalizar a execução contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial
- Analisar os atos de pessoal
- Apoiar o Tribunal de Contas da União no controle externo da Câmara dos Deputados
- Emitir parecer sobre a prestação de contas do plano de saúde da Casa
A secretaria é subordinada diretamente à Mesa Diretora e tem a seguinte a estrutura:
Núcleo de Auditoria Recursos Humanos
Avalia ações de gestão de pessoas, tais como pagamentos, concessão de benefícios e vantagens aos parlamentares, servidores ativos, inativos e pensionistas.
Núcleo de Auditoria Contábil e Operacional
Verifica as contas, as finanças, o orçamento e as variações patrimoniais, analisa as tomadas de contas especiais e confere a exatidão dos valores informados nos relatórios de gestão fiscal.
Núcleo de Auditoria Licitações, Contratos e Patrimônio
Avalia procedimentos de licitação, execução de contratos, convênios, acordos e demais atos relacionados à administração patrimonial e à gestão de almoxarifados.
Núcleo de Auditoria Tecnologia da Informação
Avalia a estrutura e os atos de governança, gestão, infraestrutura e segurança de tecnologia da informação.
Núcleo de Análise de Atos de Pessoal
Verifica a correção e a legalidade das admissões e desligamentos de servidores efetivos e, também, das aposentadorias e pensões de servidores e deputados.
Núcleo Setorial de Gestão
Assessora o secretário a promover a melhoria contínua da gestão interna, orienta a aplicação das metodologias, soluções e padrões corporativos e divulga melhores práticas.
Seção Administrativa
Desempenha atividades administrativas de controle de documentos, patrimônio e material e acompanha as demandas funcionais dos servidores.
As atribuições estão definidas na Resolução 69/1994