Observatório Nacional da Mulher na Política promove debate sobre reforma política e representatividade das mulheres

O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, promove na próxima sexta-feira (27/08), a partir das 15 horas, debate sobre o tema “A Reforma Política e a Representatividade das Mulheres”.
25/08/2021 14h19

Divulgação

Observatório Nacional da Mulher na Política promove debate sobre reforma política e representatividade das mulheres

Observatório da Mulher debate representação feminina na política

Em julho, o Brasil se encontrava na 140ª posição no que se refere à participação política de mulheres, em ranking que contempla 192 países pesquisados pela União Interparlamentar. Atualmente, a Câmara dos Deputados possui apenas 15% de mulheres e o Senado Federal 12%. Nas eleições de 2020, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita.

O objetivo do Observatório é investigar, monitorar e centralizar estudos, pesquisas e indicadores sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal. As agendas de pesquisa do Observatório são definidas por um conjunto de deputadas federais e estaduais, pesquisadoras e representantes de organizações parceiras. As pesquisas são conduzidas a partir de três eixos: violência política contra a mulher; atuação parlamentar e representatividade feminina; e atuação partidária e processos eleitorais. Este é o primeiro debate público promovido pela coordenação do eixo sobre atuação parlamentar e representatividade feminina.

Entre as convidadas para este primeiro debate está a pesquisadora Karolina Roeder, cientista política, doutora em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de Ciência Política, Relações Internacionais e Gestão de Partidos Políticos do Centro Universitário Internacional UNINTER, do Paraná.

Também participa Teresa Sacchet, doutora em Ciência Política pela Universidade de Essex, mestre em Sociologia e Política pela Universidade de Londres e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela foi professora da Universidade de East Anglia na Inglaterra e, atualmente, coordena pesquisas sobre financiamento eleitoral, partidos políticos, gênero e raça/etnia.

Pelo Instituto Alziras, participa a advogada e pesquisadora associada Roberta Eugênio, que foi assessora parlamentar da vereadora Marielle Franco até seu assassinato, em março de 2018. Formada em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sua atuação acadêmica é voltada às temáticas dos direitos humanos, do enfrentamento do racismo e da violência política de gênero e raça.

O debate poderá ser acompanhado pelo canal YouTube da Secretaria da Mulher.

 

Ascom - Secretaria da Mulher