O Deputado Federal Vitor Hugo (PL/GO) foi nomeado pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), como Ouvidor-Geral da Casa, no dia 18 de maio de 2022. Vitor Hugo é deputado federal eleito por Goiás. Advogado, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Segurança Pública e Defesa Nacional (Área XVII) e Major de Infantaria e Forças Especiais do Exército Brasileiro da reserva não remunerada, Vitor Hugo foi líder do Governo na Câmara pelo período de um ano e sete meses, de janeiro de 2019 a agosto de 2020, por escolha pessoal do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Em 2021, assumiu a Liderança do então Partido Social Liberal (PSL) na Câmara, cargo em que permaneceu por um ano. O parlamentar foi o responsável por articular a volta do partido para a base do Governo no Parlamento e liderar um time de 54 deputados, que integravam a maior bancada da Casa à época.

Vitor Hugo é Mestre em Operações Militares (2005-2006) pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) – Exército Brasileiro. Soma várias especializações, como em Direito Militar (2008-2009) pela Universidade Castelo Branco (UCB), História Militar (2009-2010) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Ciências Militares (2013-2014) pela Escola de Comando e Estado- Maior do Exército (ECEME) – Exército Brasileiro (Curso de Comando e Estado-Maior).

É bacharel em Ciências Militares (1995-1998) pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) – Exército Brasileiro e em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FND/UFRJ (2006-2013), com o início da graduação cursada na Universidade Federal de Goiás (UFG). Também é graduado em Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra (Campus Brasília).

Tem vasta experiência no exterior em missões de caráter diplomático-militar, visitas, operações especiais e cursos. Vitor Hugo atou em 21 países: Costa do Marfim, Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Holanda, Finlândia, Portugal, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Grécia, Egito, Alemanha, Equador, Honduras, Polônia e Qatar.

Além disso, foi o primeiro colocado no Concurso Público para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados (2014) na área XVII, Segurança Pública e Defesa Nacional, que tinha apenas uma vaga em todo o Brasil, e primeiro lugar também nos seguintes cursos: International Student Honor Graduate no Maneuver Captains Career Course, agraciado com honraria Saint Maurice Order – Peregrinus (2011); Academia Militar das Agulhas Negras (1995-1998) – Graduação em Ciências Militares – “Cadete Mais Distinto”;  Escola Preparatória de Cadetes do Exército (1994) –Ensino Médio;  exame nacional para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (1993) – Ensino Médio;  Ações de Comandos (2002) e de Mestre de Salto Livre (2007). Foi aprovado no XII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil.