Ouvidor-Geral participa do Ciclo de Debates sobre Transparência Pública

Deputado Carlos Sampaio ressalta importância da Ouvidoria como interface com a sociedade
02/10/2023 15h55

Na manhã desta quinta, 28/09/23, o Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados, Deputado Carlos Sampaio, participou do evento Ciclo de Debates sobre Transparência Pública, promovido pela Secretaria da Transparência, Primeira Vice-Presidência, Centro de Treinamento da Casa e Ouvidoria Parlamentar. O tema desta edição tratou de Orçamento Público e contou com a participação de autoridades e especialistas. 

Em sua fala durante a abertura do evento, o Ouvidor-Geral destacou a importância de iniciativas como esta, essenciais para esclarecer a população, prestar contas e promover o controle social. Salientou ainda que a Ouvidoria Parlamentar será parceira em ações como a do evento, especialmente quando se tratar do tema Transparência.

Além disso, ressaltou o papel da Ouvidoria como meio de comunicação da sociedade dentro da Câmara e como sua primeira gestão como Ouvidor o ajudou a entender a importância de ouvir o cidadão.

“Em 2007/2008, percebi a importância dessa interface da Câmara com a sociedade. O que é a Ouvidoria? É um canal que facilita a vida e a comunicação dos cidadãos brasileiros com a Câmara. E se você ouve o cidadão brasileiro, você aprimora a atividade da Câmara. (...) Como Ouvidor, eu consegui perceber o sentimento da nação, o que a nação pensa do Parlamento, o que ela espera do Parlamento, o que ela gostaria que fosse mudado no Parlamento”, disse.

Além disso, anunciou algumas melhorias no atendimento e atividades da Ouvidoria, buscando sempre ampliar o acesso dos cidadãos à Casa.

“Agora faremos a mesma coisa nesse meu segundo mandato (como Ouvidor), aprimorando os canais de comunicação, inclusive, aprimorando a acessibilidade com a utilização de ferramentas que permitam, por exemplo, uma tradução simultânea em Libras para aqueles deficientes auditivos que aqui estiverem e quiserem participar das atividades da Ouvidoria. E queremos implantar isso em toda a Câmara, porque o que as pessoas com deficiência querem não é um favor, é integração, e a Ouvidoria tem de cumprir esse papel”, avisou.

Participaram ainda do evento o Secretário da Transparência da Câmara dos Deputados, deputado Bruno Ganem, a presidente do Conselho Consultivo de Comunicação, deputada Any Ortiz, e o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, Diogo Moraes, deputado estadual por Pernambuco. Na parte técnica, estiveram presentes os deputados Danilo Forte e Gilson Daniel, e os especialistas em orçamento público Bruno Rocha e Rita de Cássia Fonseca, servidores da Câmara dos Deputados.

Assista à gravação do evento aqui.