Transporte e Trânsito - Especialistas defendem criação de autoridade metropolitana para facilitar mobilidade urbana
"É preciso ter alguém que fale pelo conjunto da sociedade que quer ser beneficiário do conjunto de serviços do transporte público com qualidade, portanto o ônibus, é (de responsabilidade) do município A ou B ou C; o metrô e os trens metropolitanos normalmente são do governo (estadual). E essas duas instâncias de poder têm de estar sob algum ordenamento que obrigue todas as partes a fazer as coisas corretas".
O presidente da empresa de metrô baiana atribuiu a má distribuição de recursos ao subsídio cruzado, ou seja, muitas vezes incentivos mais altos dados a um modal de transporte, são compensados com investimento menores a outro modal, sem considerar a demanda da população.
"No sistema de transporte integrado, alguém tem de pagar a conta, do contrário o passageiro não consegue utilizar aquele serviço. Ora, para quem é que vai esse dinheiro? Para o sistema, porque uma parte vai para o município e a outra vai para o estado, a outra parte vai para o outro município. Portanto, é um estado financiando um município ou um município financiando o vizinho. Isso quando é do mesmo partido. Quando são de partidos diferentes, não vi dá certo em lugar nenhum".
O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) participou do livro "O Desafio da Mobilidade Urbana" e explicou a necessidade de discutir o tema:
"Que essa forma de mobilidade, de você se locomover, gaste o menor tempo possível para que as pessoas não gastem boa parte de suas vidas se locomovendo para seus locais de trabalho, seus locais de lazer".
O Terceiro Seminário Internacional de Mobilidade e Transporte é fruto de uma parceria entre a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Universidade de Brasília e reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, gestores públicos das três esferas de governo do Brasil e de outros países, além de empresários, representantes da comunidade científica e da sociedade civil organizada.
Reportagem - Emanuelle Brasil
Obs: acessar o link para ver a matéria de rádio completa -
Fonte: Agência Câmara notícias
Centro de Estudos e Debates Estratégicos
Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,
Brasília - DF, CEP: 70160-900
Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632