Reunião do Cedes no Estudo de Educação

O grupo de estudo do Cedes “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO” se reuniu nesta quarta-feira, 19/5, e aprovou Plano de Trabalho e Cronograma do estudo Transformação Digital na Educação: o uso de tecnologias e as novas formas de ensino-aprendizagem.
19/05/2021 19h41

O grupo de estudo do Cedes “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO” se reuniu nesta quarta-feira, 19/5,  e aprovou Plano de Trabalho e Cronograma do estudo Transformação Digital na Educação: o uso de tecnologias e as novas formas de ensino-aprendizagem.

O encontro, sob o comando das relatoras do estudo, deputada PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE (DEM/TO) e deputada ÂNGELA AMIN (PP/SC aconteceu às 17h30, no Plenário 11, e também no formato online pela plataforma Zoom.

O estudo tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação.

Desta forma, serão debatidos e aprofundados os seguintes aspectos: a compreensão das mudanças nas formas de se ensinar, aprender e formar no século XXI; a identificação dos elementos que devem compor uma política de tecnologia na educação ou transformação digital; a demonstração do potencial das tecnologias digitais na educação; a análise do conceito de letramento digital; o conhecimento de diferentes políticas de tecnologia na educação, especialmente em países com características federativas e populacionais as mais próximas do nosso; a avaliação de impactos do uso de tecnologias na educação básica e na superior, bem como na formação docente para a educação básica; e a análise no âmbito da educação superior da aplicação de tecnologias na formação de profissionais de saúde.

Para alcançar os objetivos propostos o Centro de Estudos e Debates Estratégicos pretende realizar atividades como ciclos de debates e webinares com especialistas, acompanhamento das proposições legislativas e das políticas públicas relacionadas ao tema e reuniões periódicas.

O CEDES acredita que o momento para este estudo é mais que oportuno, face o desafio da aprendizagem, as dificuldades de utilização da tecnologia no processo educacional e o atraso da educação e das escolas no âmbito da estratégia de transformação digital do país, fatores que juntos paralisaram a educação brasileira na pandemia.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Reunião do Cedes TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: o uso de tecnologias e as novas formas de ensino-aprendizagem

Dia: 19/5/2021 (quarta-feira)

Hora: 17h30

Local: PLENÁRIO 11 e Sala virtual do ZOOM

Link-https://zoom.us/j/91271750403?pwd=U2NhV2xZSjNXR2xwMTN5M08zMHlZQT09

Siga o Cedes pelas redes sociais:

 twitter@CEDESCAMARA

 facebook@CEDESCD

 instagram@CEDESCAMARA

www.camara.leg.br/cedes

Contato :  Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, BTAQ, Pav Inferior, Sala 22

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627