Palestra: “Envelhecimento Saudável na Holanda”

com NICO H. SCHIETTEKATTE no dia 7/2 às 15h no Aud Freitas Nobre/Anexo IV
25/01/2017 14h15

A cada segundo duas pessoas completam 60 anos no mundo. Essa expansão da população idosa tem nos trazido diversos desafios como, por exemplo, contar com uma parcela significativa da população carente de cuidado, com saúde frágil e sem autonomia para a rotina diária. A aplicação do conceito do envelhecimento ativo - ideia que proporciona qualidade de vida e fortalece programas de promoção de uma sociedade inclusiva - se faz urgente e deve ser objeto da agenda oficial dos governos.

Diante desse cenário, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), com a relatoria da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e apoio da Consultoria Legislativa, está desenvolvendo o estudo “Brasil 2050 - os desafios de uma nação que envelhece”.

Para discutir o tema com uma maior profundidade, no dia 7 de fevereiro, terça-feira, às 15h00, no Auditório Freitas Nobre, haverá a palestra “Envelhecimento Saudável na Holanda”, ministrada pelo Sr. Nico H. Schiettekatte, Conselheiro de Inovação/Diretor Executivo do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo.

De acordo com Nico Schiettekatte, a Holanda tem 17 milhões de habitantes, dos quais 2,5 milhões têm mais de 65 anos. Na Holanda, o cuidado, o tratamento e o suporte para os idosos estão divididos em quatro áreas: o bem-estar físico, o bem-estar mental – a questão de vulnerabilidade, da importância da saúde mental, se encaixa aqui-, as atividades sociais, importantíssimas para a participação na vida cotidiana, e o alojamento, o habitat adaptado às demandas do cliente. Enquanto no Brasil se fala de sociedade inclusiva, na Holanda se fala muito de sociedade participativa. Qualquer que seja a idade do indivíduo, é muito importante que cada um participe de maneira ativa na sociedade holandesa. É necessário haver um equilíbrio entre esses quatro pontos, e o cuidado do idoso tem de estimular uma vida ativa. Na Holanda, as pessoas de qualquer idade andam de bicicleta, que é uma maneira de envelhecer de forma saudável. Envelhecer de maneira saudável e ativa é e será o maior desafio do século 21.

A palestra será aberta ao público e a presença dos Deputados, servidores e cidadãos se faz necessária para ampliar as discussões sobre o tema de tamanha importância no cenário atual.

Palestra “Envelhecimento Saudável na Holanda”

Palestrante: Sr. Nico H. Schiettekatte, Conselheiro de Inovação/Diretor Executivo do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo.

Local: Auditório Freitas Nobre

Data: 7/2 (terça-feira)

Horário: 15h00

Informações: (61) 32158629/31/32 (Cedes)