CEDES CONVIDA PARA LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL - 9 JULHO - 19H - SALÃO NOBRE - CÂMARA DOS DEPUTADOS

ESTUDO DA CÂMARA PROPÕE RETIRAR RECEITAS PRÓPRIAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO TETO DE GASTOS DO GOVERNO No próximo dia 09 de julho, às 19h, será lançada a publicação Financiamento da Educação Superior no Brasil: impasses e perspectivas, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). O estudo apresenta alternativas para o financiamento da educação superior no país.
02/07/2019 18h05

LANÇAMENTO LIVRO FINANCIAMENTO EDUCAÇÃO SUPERIORO trabalho foi relatado pelo ex-deputado federal Alex Canziani (PTB/PR) e coordenado pelo consultor legislativo Ricardo Martins e contou com a colaboração de outros consultores da área, de associações universitárias, de instituições de ensino públicas e de especialistas dos Ministérios da Educação, de Ciência e Tecnologia e do Planejamento.

Este é o décimo primeiro livro da série Estudos Estratégicos publicado pelo Cedes, em parceria com o Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi).

Desafios do ensino superior

Um dos maiores desafios apontados no estudo é a ampliação da oferta de vagas no ensino superior para atingir a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê elevar a participação de jovens entre 18 e 24 anos para 33% até 2024, com pelo menos 40% das novas matrículas na rede pública. Atualmente, o ensino superior alcança apenas 17% da população nessa faixa etária, abaixo do desejável.

Contudo, a expansão de vagas esbarra na falta de recursos das universidades públicas, obrigadas a promover cortes de custeio e investimento para pagar despesas obrigatórias. E ainda ocorrem as limitações orçamentárias impostas pelo encolhimento da arrecadação tributária e pela Emenda Constitucional nº 95 de 2016, que definiu um teto de gastos.

Outra questão é a equidade na destinação de recursos públicos para promover o acesso ao ensino superior, tendo como foco os estudantes e não apenas as instituições. Os alunos que conseguem assegurar vaga nas universidades públicas recebem ensino gratuito, custeado por toda a sociedade, independentemente de sua condição financeira. Por outro lado, dos que se matriculam nas instituições particulares, que representam 75% dos estudantes de graduação, apenas uma minoria é beneficiada com bolsas (Prouni e Cebas) e empréstimos (Fies), embora possuam situação socioeconômica semelhante. Tanto na rede pública quanto na privada de ensino superior, metade dos estudantes provêm de classes sociais menos favorecidas. E o volume de recursos que financiam os estudantes na rede pública é consideravelmente mais elevado do que aquele destinado a apoiar o financiamento de estudantes carentes na rede particular. 

Nesse sentido, o trabalho aborda temas relevantes como a questão da gratuidade no setor público, parcerias com instituições particulares e novas fontes de financiamento, como por exemplo, o aporte de recursos, a título de doação, de pessoas físicas e jurídicas às instituições de ensino superior, os chamados fundos patrimoniais, como ocorre em outros países.

Propostas

Diante desse quadro, o estudo apresenta uma Proposta de Emenda à Constituição que retira do teto de gastos as receitas próprias obtidas pelas universidades públicas, geradas por meio de prestação de serviços, convênios, receitas de capital etc.

Outra proposta, apresentada sob a forma de projeto de lei, determina que a União, sempre que for de interesse público, participe do financiamento de instituições estaduais, distritais e municipais de ensino superior, visando à expansão da oferta de vagas. O objetivo é estimular a cooperação entre os entes federados da união, evitando-se sobreposição de iniciativas na mesma área e otimizando os recursos.

Por fim, sugere-se ao Governo Federal a retomada do debate acerca do ensino superior, com o objetivo de definir uma política de longo prazo e sustentável.

O estudo pode ser baixado gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas ou pode ser adquirido no site livraria.camara.leg.br

 

Do Lançamento

Dia: 09/07/2019

Hora: 19h00

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo. Desde sua instalação em 2003 (à época como Conselho de Altos Estudos), o CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

Contato imprensa: (61) 3215-8628 /(61) 992985419 – Ana Paula Neves e Cristiane Campos de Freitas (61-99805-7898)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627