CEDES REALIZOU NESTA TERÇA-FEIRA 29/06, REUNIÃO DO ESTUDO DE EDUCAÇÃO

O grupo de estudo do Cedes “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO” realizou a Audiência Pública ‘POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS EM ANDAMENTO SOBRE TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO’ nesta terça-feira dia 29/06, e discutiu sobre planos programas e ações do Ministério das Comunicações relacionados à conectividade, inclusão digital e inovação tecnológica na área de educação (escolas, professores, estudantes e universidades)
29/06/2021 15h46

Políticas públicas federais em andamento sobre tecnologia, conectividade e inovação na Educação

 

O grupo de estudo do Cedes “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO” realizou a Audiência Pública ‘POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS EM ANDAMENTO SOBRE TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO’ nesta terça-feira dia 29/06, e discutiu sobre planos programas e ações do Ministério das Comunicações relacionados à conectividade, inclusão digital e inovação tecnológica na área de educação (escolas, professores, estudantes e universidades), com ênfase nos seguintes itens:

  • Metas anuais dos programas e ações, cumprimento e problemas identificados na implementação;
  • Programas e ações para promover, na educação básica e na superior, a melhoria de infraestrutura de conectividade, de acesso a plataformas digitais, de criação e disponibilização de conteúdos de ensino e pesquisa, de metodologias de ensino inovadoras e de formação docente; e
  • Ações para cumprimento das metas da Estratégia Brasileira de Transformação Digital com impacto na educação.

Estiveram presentes neste debate Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e o Comitê Gestor da Internet. O encontro marcado com a abertura feita pelo presidente do CEDES Dep. Da Vitória ( CIDADANIA/ES), passado ao comando das relatoras do estudo, deputada PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE (DEM/TO) e deputada ÂNGELA AMIN (PP/SC) aconteceu às 10h00, no Plenário 05 e na plataforma Zoom.

O estudo tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação. O CEDES acredita que o momento para esse estudo é mais do que oportuno, face ao desafio da aprendizagem, às atividades de utilização da tecnologia no processo educacional e às grandes dificuldades de a educação e as escolas lidarem com as tecnologias e com as diferentes metodologias, fatores que, agora no período da pandemia, colocaram-se ainda mais gritantes e ampliaram-se inclusive nas relações de desigualdade. Então, é preciso aprofundar o estudo na formação docente nesse recorte.

Para alcançar os objetivos propostos o Centro de Estudos e Debates Estratégicos pretende realizar atividades como ciclos de debates e webinares com especialistas, acompanhamento das proposições legislativas e das políticas públicas relacionadas ao tema e reuniões periódicas.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Audiência Pública do Grupo de Estudos TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:  CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO

TEMA: ‘POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS EM ANDAMENTO SOBRE TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO’

 

DATA: 29/06 (terça-feira)

HORÁRIO: 15h00

LOCAL: (FORMATO HÍBRIDO) Colégio de Líderes, Sala virtual do ZOOM

 

Convidados Palestrantes:

 

  •  Guilherme de Paula Corrêa, Coordenador de Inovação Industrial do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
  • Gorgonio Barreto Araújo, Diretor Adjunto de Relações Institucionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP
  • Juliano Cappi, Gerente Adjunto da Assessoria Técnica do Comitê Gestor da Internet - CGI.BR

 

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

 

 facebook@CEDESCD

 instagram@CEDESCAMARA

 linkedin CEDES CAMARA

www.camara.leg.br/cedes

Contato :  Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, BTAQ, Pav Inferior, Sala 22

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627