Cedes realizará primeira reunião do ano para definir novos temas de estudo

02/05/2017 09h05

Na próxima quarta-feira (3), o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realiza a primeira reunião do ano do colegiado para definir os temas a serem estudados no biênio 2017/2018. O encontro está marcado para as 15h, na sala de reuniões da Mesa Diretora, que fica no prédio principal.

Atualmente existem dois estudos em andamento no Cedes previstos para serem publicados ainda este ano. O estudo sobre segurança pública, que tem por objetivo traçar um diagnóstico dos principais problemas da área e apontar soluções, e o estudo sobre Desenvolvimento Regional e Instituições de Ensino Superior, que busca fomentar o desenvolvimento regional por meio de parcerias com instituições de ensino.

Criado em 2013 para substituir o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, o Cedes desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. É formado por um colegiado de 11 parlamentares e um presidente, indicados de acordo com a proporcionalidade partidária. Os membros do colegiado, com o apoio de consultores legislativos, definem temas a serem estudados, realizam seminários, reuniões técnicas, workshops e exposições sempre com a presença de autoridades, gestores, acadêmicos e representantes da sociedade civil que tenham afinidade com o estudo em pauta. O propósito é ampliar a discussão e buscar soluções inovadoras para os problemas apontados.

Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados projetos de lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes, como o do Biodiesel, da TV Digital, das Políticas Públicas para Banda Larga e o do Pré- Sal.

No biênio de 2015/2016, foram publicados quatro importantes estudos: Instrumentos de Gestão das Águas; Mobilidade Urbana; Arco Norte: um desafio logístico e Brasil 20150: os desafios de uma nação que envelhece.

Serviço

Reunião do Cedes

Dia: 3 de maio

Hora: 15h

Local: Sala de reuniões da Mesa Diretora

Contatos : (61) 3215-8625/3215-8627 a 8632