Cedes Realiza Webnário “Tecnologias na educação: construção de políticas públicas para o ensino”
Webinário “Tecnologias na educação: construção de políticas públicas para o ensino”
O webinário foi realizado nesta sexta-feira a partir de 8h30 e foi conduzido pelas relatoras do estudo, deputadas Angela Amin (PP/SC) e Profª Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). O evento teve como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação.
Este evento faz parte de estudo promovido por este órgão com o objetivo de avaliar as políticas públicas de tecnologia na educação e sugerir encaminhamentos legislativos ou ao Poder Executivo, de forma a contribuir com a melhoria da qualidade da educação, da formação docente, da infraestrutura escolar e a redução das desigualdades educacionais, com foco na necessidade de letramento digital da população e no potencial da tecnologia para promover o ensino. Foi dividido em 4 eixos temáticos:
Painel 1 - Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: diagnóstico da infraestrutura disponível e financiamento das iniciativas de conectividade;
Painel 2 - Tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas;
Painel 3 - Formação docente e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação; e
Painel 4 - Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação superior.
Desta forma, foram debatidos e aprofundados os seguintes aspectos: a compreensão das mudanças nas formas de se ensinar, aprender e formar no século XXI; a identificação dos elementos que devem compor uma política de tecnologia na educação ou transformação digital; a demonstração do potencial das tecnologias digitais na educação; a análise do conceito de letramento digital; o conhecimento de diferentes políticas de tecnologia na educação, especialmente em países com características federativas e populacionais as mais próximas do nosso; a avaliação de impactos do uso de tecnologias na educação básica e na superior, bem como na formação docente para a educação básica; e a análise no âmbito da educação superior da aplicação de tecnologias na formação de profissionais de saúde.
O CEDES acredita que o momento para este seminário foi mais que oportuno, face o desafio da aprendizagem, as dificuldades de utilização da tecnologia no processo educacional e o atraso da educação e das escolas no âmbito da estratégia de transformação digital do país, fatores que juntos paralisaram a educação brasileira na pandemia.
A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo pretende ser uma referência para os sistemas de ensino federal, do Distrito Federal, estaduais e municipais. Com a realização deste estudo, espera-se contribuir para a potencialização desse debate na agenda legislativa, além de romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo, vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.
Como resultado das atividades são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações ao Poder Executivo. As publicações são distribuídas para os parlamentares, acadêmicos, gestores, especialistas afins com a matéria e organizações representativas da sociedade civil. Desde sua instalação em 2003, o CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.
Serviço:
DATA: 8/10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 8h30 às 18h00
LOCAL: PLENÁRIO 14, Sala virtual do ZOOM e Edemocracia (https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2305)
Organizador: Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) e Consultoria Legislativa (CONLE) - Câmara dos Deputados
RELATORES:
DEPUTADA ÂNGELA AMIN (PP/SC)
DEPUTADA PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE (DEM/TO)
Palestrantes:
- Paulo Blikstein – Professor da Universidade de Columbia, EUA
-
Pedro Lucas Araújo- Diretor do Departamento de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações
-
Paulo Sisnando Rodrigues de Araujo, Diretor da 2ª Diretoria da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração do Tribunal de Contas da União
-
Cristiene Castillos – Gerente de Conectividade da Fundação Lemann
-
Marcos Bafutto, Diretor Comercial da Telebras
-
José Moran - Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo – USP e Conselheiro da Diretoria de Tecnologia da Informação da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI)
-
José Armando Valente - Professor da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
-
Lilian Bacich – Diretora da Tríade Educacional
-
Adelmo Eloy – Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Columbia (EUA)
-
Guiomar Nano de Mello – Diretora Presidente da Escola Brasileira de Professores- EBRAP
-
Eucídio Pimenta Arruda – Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
-
Andrea Cristina Versuti – Professora da Universidade de Brasília
-
Alexandre Schneider - Presidente do Instituto Singularidades
-
Jefferson Manhães de Azevedo – Reitor do Instituto Federal Fluminense e vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF
-
Prof. Paulo Moacir Godoy Pozzebon - Presidente do Fórum de Pró-reitores de graduação - ForGrad
-
Celso Niskier - Diretor Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES
-
Klaus Schlünzen Junior – Professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP
Siga o Cedes pelas redes sociais:
|
|
|
|
|
|
|
|
Contato imprensa: Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)
Centro de Estudos e Debates Estratégicos
Câmara dos Deputados - Anexo II - BTAQ – Pavimento Inferior – Sala 22 – 70160-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3215-8625 / 3215-8627 - cedes@camara.leg.br – www.camara.leg.br/cedes