Cedes Realiza Webnário “Tecnologias na educação: construção de políticas públicas para o ensino”

O webinário foi realizado nesta sexta-feira a partir de 8h30 e foi conduzido pelas relatoras do estudo, deputadas Angela Amin (PP/SC) e Profª Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). O evento teve como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação. Este evento faz parte de estudo promovido por este órgão com o objetivo de avaliar as políticas públicas de tecnologia na educação e sugerir encaminhamentos legislativos ou ao Poder Executivo, de forma a contribuir com a melhoria da qualidade da educação, da formação docente, da infraestrutura escolar e a redução das desigualdades educacionais, com foco na necessidade de letramento digital da população e no potencial da tecnologia para promover o ensino.
08/10/2021 17h05

Webinário “Tecnologias na educação: construção de políticas públicas para o ensino”

O webinário foi realizado nesta sexta-feira a partir de 8h30 e foi conduzido pelas relatoras do estudo, deputadas Angela Amin (PP/SC) e Profª Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). O evento teve como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação.

Este evento faz parte de estudo promovido por este órgão com o objetivo de avaliar as políticas públicas de tecnologia na educação e sugerir encaminhamentos legislativos ou ao Poder Executivo, de forma a contribuir com a melhoria da qualidade da educação, da formação docente, da infraestrutura escolar e a redução das desigualdades educacionais, com foco na necessidade de letramento digital da população e no potencial da tecnologia para promover o ensino. Foi dividido em 4 eixos temáticos:

Painel 1 - Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: diagnóstico da infraestrutura disponível e financiamento das iniciativas de conectividade;

Painel 2 - Tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas;

Painel 3 - Formação docente e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação; e

Painel 4 - Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação superior.

Desta forma, foram debatidos e aprofundados os seguintes aspectos: a compreensão das mudanças nas formas de se ensinar, aprender e formar no século XXI; a identificação dos elementos que devem compor uma política de tecnologia na educação ou transformação digital; a demonstração do potencial das tecnologias digitais na educação; a análise do conceito de letramento digital; o conhecimento de diferentes políticas de tecnologia na educação, especialmente em países com características federativas e populacionais as mais próximas do nosso; a avaliação de impactos do uso de tecnologias na educação básica e na superior, bem como na formação docente para a educação básica; e a análise no âmbito da educação superior da aplicação de tecnologias na formação de profissionais de saúde.

O CEDES acredita que o momento para este seminário foi mais que oportuno, face o desafio da aprendizagem, as dificuldades de utilização da tecnologia no processo educacional e o atraso da educação e das escolas no âmbito da estratégia de transformação digital do país, fatores que juntos paralisaram a educação brasileira na pandemia.

A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo pretende ser uma referência para os sistemas de ensino federal, do Distrito Federal, estaduais e municipais. Com a realização deste estudo, espera-se contribuir para a potencialização desse debate na agenda legislativa, além de romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo, vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

Como resultado das atividades são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações ao Poder Executivo. As publicações são distribuídas para os parlamentares, acadêmicos, gestores, especialistas afins com a matéria e organizações representativas da sociedade civil. Desde sua instalação em 2003, o CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.

Serviço:

DATA: 8/10 (sexta-feira)

HORÁRIO: 8h30 às 18h00

LOCAL:  PLENÁRIO 14, Sala virtual do ZOOM e Edemocracia (https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2305)

Organizador: Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) e Consultoria Legislativa (CONLE) - Câmara dos Deputados

 

RELATORES:

DEPUTADA ÂNGELA AMIN (PP/SC)

DEPUTADA PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE (DEM/TO)

Palestrantes:

  • Paulo Blikstein – Professor da Universidade de Columbia, EUA
  • Pedro Lucas Araújo- Diretor do Departamento de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações

  • Paulo Sisnando Rodrigues de Araujo, Diretor da 2ª Diretoria da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração do Tribunal de Contas da União

  • Cristiene Castillos – Gerente de Conectividade da Fundação Lemann

  • Marcos Bafutto, Diretor Comercial da Telebras

  • José Moran - Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo – USP e Conselheiro da Diretoria de Tecnologia da Informação da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI)

  • José Armando Valente - Professor da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

  • Lilian Bacich – Diretora da Tríade Educacional

  • Adelmo Eloy – Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Columbia (EUA)

  • Guiomar Nano de Mello – Diretora Presidente da Escola Brasileira de Professores- EBRAP

  • Eucídio Pimenta Arruda – Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

  • Andrea Cristina Versuti – Professora da Universidade de Brasília

  • Alexandre Schneider - Presidente do Instituto Singularidades

  • Jefferson Manhães de Azevedo – Reitor do Instituto Federal Fluminense e vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF

  • Prof. Paulo Moacir Godoy Pozzebon - Presidente do Fórum de Pró-reitores de graduação - ForGrad

  • Celso Niskier - Diretor Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES

  • Klaus Schlünzen Junior – Professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

 

Contato imprensa:  Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados - Anexo II - BTAQ – Pavimento Inferior – Sala 22 – 70160-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3215-8625 / 3215-8627 - cedes@camara.leg.br – www.camara.leg.br/cedes