Cedes realiza segunda reunião de trabalho para definir novos temas de estudo

Na próxima terça-feira, 11/6, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) se reunirá para definir os estudos que serão realizados no biênio 2019/2020.
04/06/2019 18h40

O encontro, sob o comando do novo presidente, deputado federal José Priante (MDB/PA), está marcado para 17h, na sala de reuniões da mesa, no prédio principal.

Na primeira reunião, ocorrida no dia 29/5, foram apresentadas pelos parlamentares membros 12 sugestões nas seguintes áreas:  saúde, dívida pública, cidades inteligentes, energia, políticas indigenistas, simplificação de documentos e educação, sendo esta última a que recebeu mais propostas.

Serão selecionados quatro temas prioritários, de acordo com o regimento do Cedes. Os parlamentares terão a oportunidade de defender suas escolhas. O deputado autor da proposta será o relator do estudo. Haverá também a designação de um consultor da área para coordenar os trabalhos.

Durante o período de produção do estudo, poderão ser realizados eventos como seminários e audiências públicas e participação em feiras e congressos técnico-científicos com a promoção de debates entre pesquisadores, especialistas e representantes da sociedade civil e de setores interessados, a fim de colher subsídios para a elaboração de uma proposição legislativa.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003 (à época como Conselho de Altos Estudos), já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. 

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Reunião do Cedes
Dia: 11/06/2019 (terça)
Hora: 17h
Local: sala de reuniões da mesa (prédio principal)

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

Contato imprensa: (61) 3215-8628– Ana Paula Neves (61- 992985419) e Cristiane Campos de Freitas (61-99805-7898)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627