CEDES REALIZA REUNIÃO TEMÁTICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES NO DIA 1/10

O grupo de trabalho do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá pela nesta terça-feira, 1/10, 10h, na Sala de Reuniões da Mesa, para dar andamento ao estudo proposto pelos deputados Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PMN/MA). Para subsidiar a reunião, foram convidados quatro especialistas da área: o Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (SC), Danilo Conti; o Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP), Paulo Roberto Guimarães Júnior; a assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (PR), Leny Mary Góes Toniolo; e o Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL, Carlos Alberto Calixto Mattar.
27/09/2019 08h55

 

cidades inteligentes

O grupo de trabalho do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá pela nesta terça-feira, 1/10, 10h, na Sala de Reuniões da Mesa, para dar andamento ao estudo proposto pelos deputados Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PMN/MA).

Para subsidiar a reunião, foram convidados quatro especialistas da área: o Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (SC), Danilo Conti; o Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP), Paulo Roberto Guimarães Júnior; a assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (PR), Leny Mary Góes Toniolo; e o Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL, Carlos Alberto Calixto Mattar.

O estudo “CIDADES INTELIGENTES” pretende ser uma referência para a avaliação do impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral. O objetivo do estudo Cidades Inteligentes será sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

 

A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo em 2020 pretende ser uma referência para a administração municipal que dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam. Com a realização deste estudo espera-se romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo, vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

Como resultado das atividades são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações ao Poder Executivo. As publicações são distribuídas para os parlamentares, acadêmicos, gestores, especialistas afins com a matéria e organizações representativas da sociedade civil. Desde sua instalação em 2003, o CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.

Em junho de 2019, foram aprovados temas de estudos tais quais: disparidades no custo das tarifas de energia elétrica no Brasil, atualização do estudo sobre dívida pública, atenção primária à saúde no Brasil e cidades inteligentes, para o biênio 2019/2020.

Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Reunião do Cedes “Cidades Inteligentes”

Dia: 1/10/2019 (terça-feira)

Hora: 10h

Local: Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal

Siga o Cedes pelas redes sociais:

                 twitter@CEDESCAMARA

                   facebook@CEDESCD

              instagram@CEDESCAMARA

                       www.camara.leg.br/cedes

  Contato imprensa:  Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)

  e Cristiane Campos de Freitas (61-99805-7898)

                                         

                Centro de Estudos e Debates Estratégicos

         Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

 Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627