CEDES REALIZA REUNIÃO TEMÁTICA DE “CASES” DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES NO DIA 10/9

O grupo de estudo do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá, nesta terça-feira, 10/9, na sala de reuniões da CONLE, Anexo 3, para discutir casos de sucesso, de insucesso e os diversos aspectos que envolvem a implantação de Cidades Inteligentes. Participarão do encontro os relatores do estudo deputados Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PMN/MA).
08/09/2019 00h00

O grupo de estudo do Cedes “Cidades Inteligentes” se reunirá, nesta terça-feira, 10/9, na Sala de Reuniões da Consultoria Legislativa - CONLE , Anexo 3, Sala 51, para discutir casos de sucesso, de insucesso e os diversos aspectos que envolvem a implantação de Cidades Inteligentes. 

Participarão do encontro os deputados relatores do estudo Francisco JR (PSD/GO), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Angela Amin (PP/SC) e Eduardo Braide (PMN/MA).

Para subsidiar a reunião, também foram convidados seis especialistas da área: a prefeita do município de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia Santos Brito; a Coordenadora do Observatório de Inovação Social em Cidades: a experiência de Florianópolis da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Graziela Alperstedt; o superintendente de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia- COI – Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública da Bahia, Cel. PM Antônio Magalhães; o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí: Clínica da Família: um pequeno passo para um município e um salto gigantesco para a Atenção Básica, Tiago Texera; o Secretário Adjunto de Governança e desenvolvimento de Gramado do Programa Gramado Cidades Inteligentes: Inovação, Tecnologia e Pessoas, Anderson Correa Boeira e o professor e Coordenador da área de IoT do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, Antônio Marcos Alberti.

O estudo “CIDADES INTELIGENTES” pretende ser uma referência para a avaliação do impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral. O objetivo do estudo Cidades Inteligentes será sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo em 2020 pretende ser uma referência para a administração municipal que dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam. Com a realização deste estudo espera-se romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

Como resultado das atividades são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações ao Poder Executivo. Desde sua instalação em 2003, foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. O CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.

Em junho de 2019, foram aprovados temas de estudos tais quais: disparidades no custo das tarifas de energia elétrica no Brasil, atualização do estudo sobre dívida pública, atenção primária à saúde no Brasil e cidades inteligentes, para o biênio 2019/2020. Para cada estudo são designados deputados relatores e consultores legislativos que coordenam os trabalhos a partir de um plano de atividades com visitas técnicas, seminários, audiências públicas e reuniões temáticas com especialistas.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Reunião do Cedes sobre Cidades Inteligentes
Dia: 10/09/2019
Hora: 14h
Local: Sala de Reuniões da Consultoria Legislativa - CONLE - Anexo 3 - Térreo-Ala A - Sala 51

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

instagram@CEDESCAMARA

www.camara.leg.br/cedes

Contato imprensa:  Juliana Fernandes Camapum (61- 984682098)

e Cristiane Campos de Freitas (61-99805-7898)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627