CEDES REALIZA REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL COM REPRESENTANTES DA ACADEMIA NO DIA 5/9

O grupo de estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde no Brasil” se reunirá na quinta-feira, 5/9, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes da academia.
05/09/2019 00h00

 O grupo de estudo do Cedes “Atenção Primária à Saúde no Brasil” se reunirá na quinta-feira, 5/9, para debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil com representantes da academia.

O encontro, sob o comando do relator do estudo, deputado federal Dr. Luiz Ovando (PSL/MS), está marcado para 14h, na Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal.

A primeira reunião, ocorrida no dia 15/8, contou com a presença de diversos gestores do governo. Nesta próxima reunião, foram convidados quatro especialistas da academia:

o professor da Fiocruz-DF, Dr Armando Martinho Bardou Raggio;
a técnica da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – - IPEA, Luciana Mendes Santos Servo;
a pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica – FIPE, Natalia Nunes Ferreira Batista;
e o professor da Faculdade de Economia e Administração FEA-USP, Fernando Antonio Slaibe Postali.

O documento “A relevância do diagnóstico clínico para uma ação eficaz na atenção básica de saúde”, do Relator do estudo Deputado Dr. Luiz Ovando (PSL/MS), valoriza a figura do médico e a necessidade de “resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico”, particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo, e pronta terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde. Contudo, tal atuação está ameaçada por barreiras a uma adequada relação médico/paciente. Muitos usuários do SUS não têm a oportunidade de serem atendidos continuadamente pelo mesmo profissional, além disso, há deficiências em programas de controle, por exemplo, de diabetes e hipertensão; de modo que a saúde está “urgencializada”. Enfim, há necessidade de resgate de um atendimento ambulatorial resolutivo.

Desse modo, o problema a ser estudado pelo CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados -  relaciona-se a uma percebida baixa efetividade do modelo de atenção primária do SUS. Deseja-se, portanto, como objetivo geral, investigar qual a efetividade do modelo de atenção primária do SUS, comparando-o com outros sistemas universais de saúde, além de indicar meios para a ampliação de sua efetividade.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Reunião do Cedes

Dia: 5/09/2019 (quinta-feira)

Hora: 14h

Local: Sala de Reuniões da Mesa, Edifício Principal

Siga o Cedes pelas redes sociais

 

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

 

 Contato imprensa:   (61- 984682098) e Cristiane Campos de Freitas (61-99805-7898)

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627