AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ESTUDO DO CEDES “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO”

O grupo de estudo do Cedes “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO” realizou a Audiência Pública ‘POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS EM ANDAMENTO SOBRE TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO’ nesta quarta-feira, 02/06, e analisou os programas de Inovação e Educação Conectada (PIEC), Banda Larga na Escola (PBLE), Brasil na Escola, e outras ações de inclusão digital, inovação e conectividade na educação básica, superior e nas modalidades de ensino. Foram apresentados programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação e a aplicação e desenvolvimento destes programas nos Estados e Municípios.
03/06/2021 10h55

O grupo de estudo do Cedes “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO” realizou a Audiência Pública ‘POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS EM ANDAMENTO SOBRE TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO’ nesta quarta-feira, 02/06, e analisou os programas de Inovação e Educação Conectada (PIEC), Banda Larga na Escola (PBLE), Brasil na Escola, e outras ações de inclusão digital, inovação e conectividade na educação básica, superior e nas modalidades de ensino. Foram apresentados programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação e a aplicação e desenvolvimento destes programas nos Estados e Municípios.

Compareceram neste debate o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O encontro, sob o comando das relatoras do estudo, deputada PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE (DEM/TO) e deputada ÂNGELA AMIN (PP/SC aconteceu às 15h00, no Plenário 8, no formato online pela plataforma Zoom, e também pela sala do e-democracia (http://cd.leg.br/edemocracia_1937).

O estudo tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação. O CEDES acredita que o momento para esse estudo é mais do que oportuno, face ao desafio da aprendizagem, às atividades de utilização da tecnologia no processo educacional e às grandes dificuldades de a educação e as escolas lidarem com as tecnologias e com as diferentes metodologias, fatores que, agora no período da pandemia, colocaram-se ainda mais gritantes e ampliaram-se inclusive nas relações de desigualdade. Então, é preciso aprofundar o estudo na formação docente nesse recorte.

Para alcançar os objetivos propostos o Centro de Estudos e Debates Estratégicos pretende realizar atividades como ciclos de debates e webinares com especialistas, acompanhamento das proposições legislativas e das políticas públicas relacionadas ao tema e reuniões periódicas.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br

 

Serviço

Audiência Pública do Grupo de Estudos TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:  CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO

TEMA: ‘POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS EM ANDAMENTO SOBRE TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO’

 

DATA: 02/06 (quarta-feira)

HORÁRIO: 15h00

LOCAL: (FORMATO HÍBRIDO) Plenário 8, Sala virtual do ZOOM e pelo Edemocracia (http://cd.leg.br/edemocracia_1937)

 

Convidados Palestrantes:

  • Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas = Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica do MEC
  • Helber Ricardo Vieira - Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC
  • Ellen Gera de Brito Moura - Secretário de Estado da Educação do Piauí e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação - CoNSEd
  • Luiz Miguel Martins Garcia – Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime

 

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