AMAZUL S.A. defende a importância da exploração do mar profundo

06/12/2016 12h05

AMAZUL S.A. defende a importância da exploração do mar profundo

Almirante Ney Zanella e o Diretor-Comercial Leonam Guimarães Santos apresentando os objetivos da nova empresa estatal brasileira Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Na reunião ocorrida no dia 4 de dezembro, o diretor-presidente Almirante Ney Zanella e o Diretor-Comercial Leonam Guimarães Santos apresentaram os objetivos da nova empresa estatal brasileira Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. A meta inicial da empresa é promover a capacitação de recursos humanos para que tecnologias necessárias à construção de submersíveis sejam adquiridas pelo país, o que deverá diminuir a dependência do país de tecnologias estrangeiras. Um dos objetivos da estatal é construir um pequeno submarino que tem a função de prospectar recursos minerais e biológicos em águas profundas, até 5.000 metros, aproximadamente. Apenas 5 países possuem essa tecnologia: EUA, Rússia, China, Japão e França. Como o Brasil já tem convênio com a França para a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro e possui convênio de grande relevância na área espacial com a China, existe uma tendência para que seja realizado nova parceria com algum desses países para a construção do veículo submersível nacional, conforme relataram os diretores da Amazul. Porém, o Japão também pode ser um potencial parceiro, já que desenvolveu atividades de prospecção por meio de convênio com a CPRM (Serviço Geológico Brasileiro), utilizando-se do submarino Shinkai 6.500.

A produção mineral a partir de jazidas em águas profundas é uma das possibilidades futuras, já que alguns minerais vem se tornando escassos para extração terrestre. A produção de energia no meio subaquático como suporte para a produção de petróleo também são tecnologias já em desenvolvimento em outros países e que a Amazul pretende dominar.

Apresentação :: Fotos :: Áudio :: Release :: Saiba mais

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

 

 

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900

Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632