8ª Reunião do Conselho de Altos Estudos em 2010

O Conselho debateu na última reunião, dia 12 de maio, o tema tecnologias de segurança no combate ao crime . A discussão contou com a presença do Dr. Jairo Fonseca Silva , presidente da empresa Light Infocon S.A. proprietária da plataforma LightBase, sistema de dados que vem sendo utilizado por institutos policiais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Austrália, Espanha, e o próprio Brasil, entre outros. O produto LightBase está em uso também na Câmara e no Senado. Boa parte das investigações de duas CPIs muito importantes, que mudaram o Brasil, foi feita com LigtBase: CPI do Orçamento e CPI do Judiciário.
06/12/2016 12h05

Janine Morais

8ª Reunião do Conselho de Altos Estudos em 2010

Dr. Jairo Fonseca Silva

Agência Câmara 11/05/2010 10:58

Conselho debaterá uso de tecnologia no combate ao crime

 

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação TecnológicaO Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica é um órgão técnico-consultivo da Casa, previsto no Regimento Interno. Ele é responsável pela elaboração de estudos de densidade crítica e especialização técnica ou científica. O Conselho também faz análises de viabilidade e de impactos em relação às tecnologias, políticas ou ações governamentais de alcance nacional, sobre as quais se pretende legislar. da Câmara promove hoje um debate sobre tecnologias de informação e criminalidade. Os deputados vão ouvir o empresário Jairo Fonseca, presidente da Light Infocon SA. Essa empresa, com sede em Campina Grande (PB), desenvolveu um banco de dados que vem sendo utilizado pelas polícias de diversos países, como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Austrália e Espanha.

Durante a reunião, os integrantes do conselho vão discutir a criação de bancos de dados com tecnologia 100% brasileira. “Alguns centros do Nordeste tem se destacado na produção de softwares no combate ao crime, como o pólo de Campina Grande. Precisamos mostrar isso aos parlamentares e à sociedade”, disse o presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).

O debate foi sugerido pelo deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que coordenou em 2008 o estudo Crimes Cibernéticos e Investigações Digitais.

A reunião está marcada para as 14 horas, na sala de reuniões da Mesa Diretora da Câmara.

Matéria atualizada em 12/05.

Da Redação/PT