28/04/2021 - CEDES REALIZOU SEGUNDA REUNIÃO DE TRABALHO E DEFINIU OS NOVOS TEMAS DE ESTUDOS

Nesta quarta-feira, 28 de abril, aconteceu a reunião dos membros do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), presidida pelo presidente do Cedes Dep. Da Vitória (CIDADANIA/ES), onde foram escolhidos dois novos temas para compor os estudos do centro. O Cedes que já contava com os temas Dívida Pública e Atenção Primária a Saúde agora passa a ter mais dois, sendo eles: Retomada da Economia, Trabalho e Renda no pós Pandemia e Transformação Digital na Educação e Docência no Brasil.
28/04/2021 15h45

 Assista a reunião pelo youtube

Nesta quarta-feira foi realizada a reunião dos membros do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), onde foi definido dois novos temas para compor os estudos do biênio 2021/2022. Participaram da reunião o Presidente Da Vitória e os deputados membros: Francisco Jr., Angela Amin, Felix Mendonça Júnior, Paula Belmonte e o Dr. Luiz Ovando. Esteve presente também o Secretário Executivo do Cedes e Diretor da Consultoria Legislativa, Dr. Geraldo Leite.

Na última reunião foram apontados pelos parlamentares dois temas que já estão em andamento, sendo eles Dívida Pública Brasileira e Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Após as discussões os outros dois temas escolhidos foram:

-Retomada da Economia, Trabalho e Renda no pós Pandemia 

O estudo sobre Retomada Econômica com geração de Emprego e Renda no pós pandemia será relatado pelos deputados Da Vitória (CIDADANIA/ES) e Francisco Jr. (PSD/GO) e vai abranger vários assuntos como criação de políticas públicas, alternativas e soluções para o desemprego, a queda da renda, o aumento da pobreza, o crescimento do número de falências, e a necessidade de aumento de investimentos, tanto públicos como privados.

-Transformação Digital na Educação e Docência no Brasil 

Os relatores deste tema serão as deputadas Ângela Amin (PP/SC) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). O estudo visa a mudança e o alinhamento da educação com os novos tempos, mais eficácia na área educacional bem como no método de ensino para que se alcance um maior índice de aprendizagem. Aspecto importante deste estudo também será a formação de profissionais, carreiras e remuneração de professores, no que diz respeito ao conjunto de qualidade e benefício. 

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país. O Colegiado é composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.

Como resultado do trabalho, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Desde sua instalação em 2003 (à época como Conselho de Altos Estudos), já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. 

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br