Novo documentário da TV Câmara estreia sábado (16)
A biodiversidade no Brasil é reconhecida mundialmente como uma das maiores de todo o planeta. Contudo, entre todas as espécies da fauna e da flora existentes nos biomas brasileiros, apenas 11% estão catalogadas. O documentário da TV Câmara “O Veneno da Jararaca” busca provocar uma reflexão acerca dos processos que permitem o acesso ao patrimônio genético, que pode ser considerado a maior riqueza do País.
O documentário busca encadear opiniões e conhecimentos sobre os temas relacionados: legislação de acesso, acordos internacionais, entraves à pesquisa científica, bioprospeção industrial, registro de patentes, inovação tecnológica, biopirataria, conhecimento tradicional e repartição de benefícios.
O filme conta com depoimentos de cientistas, como Sergio Ferreira, da USP de Ribeirão Preto; Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, do Instituto Butantan; Lauro Barata, da Unicamp; Rute Andrade, da SBPC; representantes dos órgãos reguladores, como Eliana Fontes, secretária-executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), do Ministério do Meio Ambiente; e do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
Direção e Roteiro: Marcya Reis Pesquisa: André Bergamo Coordenação de Produção: Dulce Queiroz Produção: Lia Tavares, Pedro Henrique Sassi e João Gollo Imagens: Cláudio Adriano (São Paulo e Amazonas), Edson Cordeiro Leandro Ribeiro e Angélio Damião Edição e Finalização: Guem Takenouchi Direção de Arte: Marcia Roth Ilustração: Daniel Carvalho Videografismo: Guilherme Jânio, Pedro Mafra e Tiago Keise Locução: Mônica Romina Trilha Sonora Original: Estúdio Audiotech Coordenação do Núcleo de Documentários: Dulcídio Siqueira