Vídeos

Conheça o acervo de vídeos e documentários da TV Câmara que possuem uma temática voltada para os interesses da mulher.
  • 10/03/2011 - Programa discute maior presença feminina na vida pública
    O Programa Participação Popular discute o aumento da presença feminina na vida pública. Cada vez mais o sexo que era chamado de "frágil" torna-se forte: na política, nos negócios, no trabalho e, lógico, nas relações sociais. Para discutir esse novo contexto, o Participação Popular recebe a primeira mulher titular da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas, e a líder da bancada feminina na Câmara, Janete Pietá. TV Câmara - Participação Popular.
  • 10/03/2011 - Desafios das Mulheres
    O Programa Sem Recesso da TV Câmara discute se a presença de uma mulher na Presidência da República será suficiente para incentivar a participação das mulheres na política. Atualmente, a participação feminina nos cargos eletivos ou de gestão ainda é pequena, mesmo com uma cota eleitoral imposta por lei. Será que as mulheres conseguirão, finalmente, salários e ascensão profissional iguais aos dos homens no mercado de trabalho? As conquistas, as dificuldades e os desafios das mulheres no novo cenário nacional são o tema do programa. TV Câmara - Sem Recesso.
  • 03/03/2011 - Sonho 100 Dimensão
    O documentário mostra a trajetória do “100 Dimensão”, o grupo de catadoras de lixo de uma cidade pobre da periferia de Brasília que transformou um galpão de tijolo aparente em uma fábrica de cidadania para dezenas de pessoas, até então desempregadas ou à beira da marginalidade. TV Câmara - Documentários.
  • 03/03/2011 - Anna Maria Rattes (PMDB-RJ): A Conquista dos direitos da mulheres
    Documentário de curta duração sobre o trabalho da Constituinte e o impacto de suas decisões. TV Câmara - Diário da Constituinte.
  • 03/03/2011 - "Habeas Corpus" (diretora Debora Diniz)
    O documentário acompanha o sofrimento de Tatielle, uma jovem mulher de Morrinhos, interior de Goiás. Grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria ao parto, um habeas corpus apresentado por um padre que sequer a conhecia impediu Tatielle de interromper a gestação. Já sentindo as dores do parto, Tatielle foi mandada embora do hospital onde estava internada em Goiânia. De volta para Morrinhos, Tatielle agonizou cinco dias as dores de um parto proibido pela Religião e pela Justiça. TV Câmara - Olhares.
  • 03/03/2011 - "Canto de Cicatriz" (diretora Laís Chaffe)
    Documentário sobre um tema difícil, cercado de tabus e pactos de silêncio: a violência sexual contra meninas. Depoimentos de vítimas que relatam detalhes dos abusos sofridos intercalam-se a comentários de especialistas, desenhos feitos por crianças abusadas, filmes de ficção e enquetes nas quais ficam evidentes os mitos e preconceitos envolvendo o assunto. TV Câmara - Olhares.
  • 03/03/2011 - "Quem são elas?" (diretora Débora Diniz)
    Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Olhares exibe “Quem são elas?", de Débora Diniz. Em julho de 2004, a Justiça brasileira autorizou mulheres grávidas de fetos sem cérebro a interromper a gestação. Durante quatro meses, dezenas de mulheres foram amparadas por essa decisão e optaram pelo aborto. O filme conta a história de cinco dessas mulheres. Dulcinéia, Érica, Lília, Camila e Michelle são mulheres muito diferentes, unidas pelo acaso de uma maternidade interrompida. Protagonistas de suas próprias vidas, elas são as narradoras de suas escolhas em um filme que impressiona pela força e resignação diante do luto precoce. TV Câmara - Olhares.
  • 03/03/2011 - "Elis Regina contra a espada" (diretoras Ciça Carboni, Raquel Burached e Fernanda Mitzakoff)
    O documentário pretende investigar e esclarecer o real envolvimento político da cantora Elis Regina durante o regime militar. Neste sentido, o vídeo explica alguns episódios da trajetória de Elis por meio de depoimentos de pessoas que trabalharam e conviveram com ela. Ao final, o filme acaba por descobrir uma personalidade polêmica e cativante desta artista que marcou o cenário cultural brasileiro. TV Câmara - Olhares.
  • 03/03/2011 - Artigo Feminino
    Para registrar a relação das mulheres com a política cotidiana, a equipe da TV Câmara viajou pelo país para encontrar personagens que, mesmo vivendo realidades muito diferentes, alimentam a vontade de mudar o país. Elas estão cada vez mais ativas nos sindicatos. São presença maciça nos movimentos sociais e nas discussões dos orçamentos participativos. Querem fazer uma política diferente e ocupar mais espaços de representação. TV Câmara - Documentários.
  • 03/03/2011 - "Maria cheia de dor" (diretoras Júlia Marques e Suélen Machado)
    Documentário sobre a violência contra a mulher, que além de marcas no corpo deixa marcas invisíveis. Agressões físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais narradas pelas vítimas e analisadas por especialistas. Aborda a Lei n.º 11.340, de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. TV Câmara - Olhares.
  • 03/03/2011 - "Cora Coralina, o chamado das pedras" (diretor Waldir Pina)
    A vida e a obra da poetisa goiana Cora Coralina por meio da colagem de trechos de seus poemas, inserções de depoimentos e a exploração fotogênica da paisagem natural – Serra Dourada –, da paisagem urbana – a Goiás do passado –, da visitação aos álbuns fotográficos das famílias goianas, do Museu das Bandeiras, do Museu Conde dos Arcos, do Museu Casa de Cora e de antigas fazendas do município de Goiás, denso de ancestralidades, o Goiás de Cora. TV Câmara - Olhares.
  • 03/03/2011 - Princesa Isabel
    Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 29 de julho de 1846, e morreu em 14 de novembro de 1921, na Normandia (França). Na primeira vez em que assumiu a Regência do Império, em virtude de viagem de seu pai, o Imperador Pedro II, sancionou a Lei do Ventre Livre. Na terceira, assinou a Lei Áurea, aprovada no Parlamento para decretar a inevitável abolição da escravatura. TV Câmara - Construtores do Brasil.
  • 03/03/2011 - Anita Garibaldi
    Nasceu em Laguna (SC), em 1821, e morreu na cidade de Ravena (Itália), em 4 de agosto de 1849. Casada com o libertador italiano Giuseppe Garibaldi, que se engajara na Revolta dos Farrapos em 1836, participou com o marido de combates aqui e na Europa. É reconhecida no Brasil e na Itália como paladina da liberdade nos dois continentes. TV Câmara - Construtores do Brasil.
  • 03/03/2011 - "Tejucupapo" (diretor Marcílio Brandão)
    Um filme sobre mulheres guerreiras, mostra em linguagem documentária, a encenação realizada anualmente ao ar livre, pela comunidade da vila de Tejucupapo, cidade de Goiana (PE), em comemoração da vitória das mulheres do local sobre os holandeses no século XVII. Depoimentos tomados no cotidiano das protagonistas do espetáculo registram, em paralelo, a luta das mulheres da Tejucupapo de hoje pela subsistência no mangue. TV Câmara - Olhares.
  • 03/03/2011 - Maria Quitéria
    Nasceu em Feira de Santana (BA), no ano de 1792, e morreu em 21 de agosto de 1853. Na luta pela Consolidação da Independência na Bahia, uma surpresa: o soldado Medeiros, bravo e audaz, era na verdade Maria Quitéria de Jesus. Pelo exemplo de altivez e independência, tornou-se símbolo do movimento de emancipação feminina. TV Câmara - Construtores do Brasil.