Saúde

Propagandas e rótulos de bebidas poderão ter mensagens contra consumo abusivo

Imagens de acidentes graves deverão acompanhar as advertências.

03/05/2013 - 10:59  

Arquivo/ Beto Oliveira
Marçal Filho
Marçal Filho quer estender para as bebidas alcoólicas as regras para propaganda de cigarro.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4980/13, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que exige a inclusão de imagens de acidentes de trânsito provocados por motoristas embriagados em propagandas e rótulos de bebidas alcoólicas. As imagens deverão vir acompanhadas da advertência: "Evite o Consumo Excessivo de Álcool".

Atualmente, a Lei 9.294/96, que restringe a propaganda de cigarros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, prevê apenas a advertência por escrito nos rótulos de bebidas alcoólicas.

A ideia, segundo o parlamentar, é “seguir o histórico de sucesso das políticas públicas de combate ao tabagismo que obrigaram a inserção de imagens chocantes nas embalagens de cigarros”. De acordo com Marçal Filho, as políticas públicas atuais de combate ao consumo de álcool com direção não estão tendo sucesso.

Tramitação
O projeto tramita apensado a outros 147, entre eles o PL 6869/10, que criminaliza expressamente a venda de bebidas a menores. As propostas serão analisadas por uma comissão especial antes de seguir para o Plenário.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4980/2013

Íntegra da proposta