Política e Administração Pública

Câmara pode votar participação da Petrobras na exploração do pré-sal

Sessão está marcada para as 9 horas. Proposta permite que a empresa faça a opção por participar ou não como operadora dos consórcios de exploração do petróleo do pré-sal sob o regime de partilha

13/09/2016 - 08:33  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos
Exploração do pré-sal estará no centro dos debates do Plenário

O projeto que acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras ser operadora da exploração do pré-sal (PL 4567/16)  está na pauta da sessão extraordinária marcada para hoje as 9 horas.

A proposta, do Senado, permite que a empresa faça a opção por participar ou não como operadora dos consórcios de exploração do petróleo do pré-sal sob o regime de partilha. Atualmente, a Lei 12.351/10 determina que a Petrobras seja operadora em todos os consórcios com 30% dos direitos, no mínimo.

Até o momento, apenas o campo de Libra foi licitado sob o regime de partilha de produção e a Petrobras ficou com 40% dos direitos (30% pela lei e 10% como participante). O restante foi repartido entre Shell (20%), Total (20%) e duas empresas chinesas (20%).

Simples Nacional
A sessão que estava marcada para a tarde desta terça-feira ainda não foi confirmada. A previsão é colocar em votação o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 25/07, que muda os limites de receita bruta usados para pequenas empresas optarem pelo regime simplificado de tributação, o Simples Nacional.

O texto altera ainda o enquadramento de vários ramos da economia nas tabelas de alíquotas, que diminuem de seis para cinco com menos faixas de receita (seis em vez de 20).

A matéria tramita em regime de urgência e depende de parecer da comissão especial. Uma das principais mudanças propostas pelos senadores é a diminuição do limite máximo da receita bruta anual para a empresa ser considerada pequena. Enquanto os deputados aprovaram um limite de R$ 14,4 milhões, o Senado propôs R$ 4,8 milhões.

Essas mudanças valerão a partir de 1º de janeiro de 2018.

Pauta trancada
A sessão marcada para a tarde de ontem foi encerrada sem deliberação. Estavam na pauta cinco MPs que trancam a pauta de trabalho: a A MP 733/16 que concede descontos para a quitação ou renegociação de dívidas rurais contraídas por agricultores da região de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); a MP 728/16, que recria o Ministério da Cultura; a Medida Provisória 731/16, que transforma 10.462 cargos em comissão de livre nomeação (DAS) em funções comissionadas do Poder Executivo (FCPE); além de duas MPs abrem crédito extraordinário (MPs 736/16 e 730/16). 

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 25/2007