Meio ambiente e energia

Meio Ambiente aprova destinação de recursos do Fundo Clima para campanhas de conscientização

17/07/2018 - 11:59  

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Mesa redonda para debater o PL 6.268/16, que estabelece um novo marco legal para o manejo da fauna nacional. Dep. Nilto Tatto (PT - SP)
Tatto: Diminuir as emissões de gases de efeito estufa num contexto de crescimento populacional é tarefa essencial para a sobrevivência do planeta

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta para que os recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) sejam aplicados em campanhas de conscientização da população sobre o aquecimento global. A medida consta do Projeto de Lei 8628/17, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES).

O relator, deputado Nilto Tatto (PT-SP), recomendou a aprovação. “A proposta possibilita e favorece maior engajamento de toda sociedade brasileira no enfrentamento das mudanças do clima”, disse.

O texto altera a lei que criou o fundo (12.114/09). A norma determina que os recursos do FNMC serão aplicados, entre outras áreas, em educação, capacitação, treinamento e mobilização na área de mudanças climáticas.

Para o autor da proposta, a ausência de previsão de financiamento de campanhas de conscientização que esclareçam a sociedade quanto às consequências do aquecimento global reduz o alcance da lei.

“Ações pontuais tendem a possuir impacto limitado”, disse Sergio Vidigal. “Apenas campanhas regulares permitirão consolidar na população que é necessário mudar o modo como produzimos e consumimos.”

O fundo
Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o FNMC destina recursos para projetos, estudos e empreendimentos que buscam reduzir o impacto das mudanças climáticas.

Também chamado de Fundo Clima, o FNMC tem como principal fonte de recursos 60% da Participação Especial do Petróleo, recebida pelo Ministério do Meio Ambiente. A Participação Especial é um tributo cobrado trimestralmente das concessionárias de exploração de petróleo.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta