Meio ambiente e energia

Fundo Clima poderá destinar recursos para campanhas de conscientização

O fundo tem como principal fonte de recursos a Participação Especial do Petróleo, tributo cobrado trimestralmente das concessionárias

04/05/2018 - 12:50  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública para avaliar a atual situação da Educação Básica no Brasil e suas perspectivas para os próximos anos. Dep. Sergio Vidigal (PDT - ES)
Vidigal: “Essas campanhas devem incluir intervenções em diferentes veículos e formatos de divulgação”

O Projeto de Lei 8628/17, em tramitação na Câmara dos Deputados, determina que os recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) sejam aplicados em campanhas de conscientização da população sobre o aquecimento global. A proposta é do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES).

O texto altera a lei que criou o fundo (12.114/09). A norma determina que os recursos do FNMC serão aplicados, entre outras áreas, em educação, capacitação, treinamento e mobilização na área de mudanças climáticas.

Para Vidigal, a ausência de previsão de financiamento de campanhas de conscientização que esclareçam a sociedade quanto às consequências do aquecimento global reduz o alcance da lei. “Ações pontuais tendem a possuir impacto limitado”, disse. “Apenas campanhas regulares permitirão consolidar na população que é necessário mudar o modo como produzimos e consumimos.”

O fundo
Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o FNMC destina recursos para projetos, estudos e empreendimentos que buscam reduzir o impacto das mudanças climáticas.

Também chamado de Fundo Clima, o FNMC tem como principal fonte de recursos 60% da Participação Especial do Petróleo, recebida pelo Ministério do Meio Ambiente. A Participação Especial é um tributo cobrado trimestralmente das concessionárias de exploração de petróleo.

Tramitação
O PL 8628/17 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8628/2017

Íntegra da proposta