Biografia


DIRCEU CARNEIRO - PMDB
Dirceu José Carneiro
Nascimento: 23/03/1945
Profissães: Pecuarista e Arquiteto
Filiação: Salomão Batista Carneiro e Universina Ribeiro Carneiro
Legislaturas: 1983-1987
Mandatos Eletivos:
Prefeito, 1977 1982, Lages, SC, ; Vice-Prefeito, 1973 1976, Lages, SC, ; Deputado Federal, 1983-1987, SC, PMDB. Dt. Posse: 01/02/1983; Senador (Constituinte), 1987 1995, SC, PMDB.
Atividades Partidárias:
Secretário-Geral do MDB de Lages - SC, 1971; Coordenador da Bancada Federal do PMDB de Santa Catarina; Grupo de Trabalho da Assessoria Parlamentar à candidatura do Dr. Tancredo Neves, na área "Alternativa e Participação Comunitária": Coordenador, 1984; Vice-Líder do PSDB no Senado, 1990.
Estudos e Graus Universitários:
Arquiteto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1971.
Seminários, Conferências e Congressos:
Relator, Seminário Agrotóxicos, Poluição e Saúde, Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Brasília. Proferiu palestras e conferências em mais de 120 universidades, órgãos do Governo e organizações populares, tanto no Brasil como no Exterior. Na Argentina, proferiu palestras no "Centro de Artes y Comunicaciones" de Buenos Aires, no Centro de Arquitetos de Rosário e na Associação Argentina de Planejamento, onde falou sobre planejamento urbano. Indicado pelo Conselho Superior de Arquitetos do Brasil para proferir palestra no 179 Congresso Pan-Americano de Arquitetos, realizado no Panamá.
Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS - Legislaturas anteriores à 54ª:
COMISSÕES PERMANENTES: Ciência e Tecnologia: Vice-Presidente, 1983, Titular, 1984-1985, e Presidente, 1986; Desenvolvimento Urbano: Titular, 1986; Subcomissão de Tecnologia e Legislação da Política Habitacional: Presidente, 1985.

ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE:
Subcomissão dos Municípios e Regiões: Suplente; Subcomissão da Questão Urbana e Transporte: Presidente; Comissão da Organização do Estado e Titular da Comissão da Ordem Econômica; Suplente.

CONGRESSO NACIONAL:
Comissão Mista destinada a realizar estudos sobre fabricação, comercialização e utilização de agrotóxicos no País, Membro.
Atividades Sindicais, Representativas de Classe e Associativas:
Presidente da União Lageana de Estudantes, 1964; Líder Estudantil e Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura, em Porto Alegre, 1970.
Condecoraçõoes:
Prêmio Personalidade do Ano, conferido pela IAB - Rio de Janeiro - 1987; Medalha do parlamento Francês; Medalha do parlamento Espanhol.
Missões Oficiais:
Viagem à Argentina, com a finalidade de pronunciar duas palestras na Associação Argentina de Planejamento sobre Planejamento Urbano, dentro de um ciclo de estudos sobre Planejamento Urbano na realidade do Terceiro Mundo; Participou do Seminário Internacional sobre Municipalismo, a convite da "Sociedad Interamericana de Planificación" e de Mesa-Redonda com o pessoal docente do "Instituto de Investigaciones Sociales de Ia Universidad Nacional Autónoma", realizados no México.

Voltar