CBF apresenta sua proposta social na Comissão do Esporte

Atendendo ao Requerimento do deputado Arnaldo Jordy e da deputada Flávia Morais, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, representada pelo seu Secretário Geral, Walter Feldman, apresentou e debateu o projeto “CBF Social” com os deputados e internautas em audiência pública.
23/08/2017 18h55

Wagner Ulysses

CBF apresenta sua proposta social na Comissão do Esporte

Walter Feldman e deputado Ezequiel Teixeira

De acordo com o Secretário Geral da CBF, Walter Feldman, o projeto “CBF Social” vem sendo formatado há mais de 2 anos e pretende trazer uma contribuição social para o Brasil por meio do futebol, seguindo uma linha sócio-educacional. O projeto já está bem avançado e prevê o treinamento de professores com uma metodologia específica, elaborada por diversos especialistas. Esses professores, fazendo uso de material adequado, mas de baixo custo, ensinarão crianças a jogar futebol e também habilidades de vida.

No decorrer da apresentação, Feldman explicou que a execução do projeto contará com a parceria de entes federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada. Nesse sentido, já foi firmado convênio com o Ministério do Esporte para a aplicação da metodologia do “CBF Social” nos diversos Centros de Futebol a serem implantados pelo Brasil. Fica a cargo da CBF todo o investimento na qualificação, na implantação e no acompanhamento do projeto.

Feldman destacou ainda que mesmo antes da implementação desse projeto, a CBF já vem atuando socialmente por meio do futebol, como em campanhas de combate ao câncer e de crianças desaparecidas.

A deputada Carmen Zanotto reforçou a importância dessa proposta social da CBF, e afirmou que “quando se ensina a prática do esporte, se ensina a questão de não se praticar a violência”. Solicitou ainda que os parlamentares voltassem o olhar para o futebol feminino, principalmente, para a falta de patrocínio.

O deputado Deley ressalta que a falta de uma política de Estado para o esporte compromete a continuidade de projetos sociais na área do esporte. Segundo Deley, uma forma de evitar esse problema seria a CBF entrar com parte dos recursos financeiros necessários para a execução do projeto.

O autor do Requerimento, deputado Arnaldo Jordy, acredita que esse projeto demonstra a mudança da CBF para uma agenda positiva, necessária e compatível com os desafios do País de hoje. Possivelmente esse projeto está proporcionando “o encontro de um ativo extraordinário que é a paixão pelo futebol com outras cadeias sociais produtivas”, declarou Jordy durante o debate.