Universalização do saneamento é tema de seminário no Piauí

19/09/2017 17h20

Universalização do saneamento é tema de seminário no Piauí

Convite do Seminário

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realiza, nesta segunda-feira (25), o Seminário Regional Nordeste II “Universalização do Saneamento Básico com Controle Social”, na Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina, a partir das 8h30. A iniciativa é do presidente do colegiado, deputado federal Givaldo Vieira (PT-ES), atendendo a um pedido da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e da Frente Nacional de Saneamento Ambiental (FNSA). O evento será coordenado pelo deputado federal João Daniel (PT-SE).

O encontro vai reunir, ainda, lideranças e urbanitários do Piauí, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Maranhão; além de representantes dos movimentos sociais e religiosos; da FNSA; de Centrais Sindicais e do Sindicato dos Urbanitários do Piauí, apoiadora da atividade. Para problematizar sobre o assunto e apontar caminhos que garantam serviços de saneamento com qualidade, transparência e controle da sociedade em estados da região Nordeste, a organização do seminário convidou o engenheiro sanitarista Abelardo de Oliveira Filho, da FNU.

Estará em pauta, além do tema do seminário, a preparação para o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), programado para março de 2018, na Universidade de Brasília (UnB).

Água no Piauí

Atualmente o controle do saneamento básico em Teresina é feito por uma empresa privada em que a licitação ainda se encontra em julgamento. Devido a essa situação, o Sindicato dos Urbanitários pediu o apoio da FNU para auxiliar nessa discussão, de acordo com matéria publicada no próprio site do Sindicato daquele estado.