Presidenta da CDU é recebida pela Marcha Nacional pelo Direito à Cidade

Margarida Salomão esteve no local das atividades dos movimentos, no Ministério das Cidades
07/06/2018 17h40

Foto: CDU/Divulgação

Presidenta da CDU é recebida pela Marcha Nacional pelo Direito à Cidade

A presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), Deputada Margarida Salomão (PT/MG), a convite das entidades organizadoras, esteve na manhã desta quinta-feira (7/6) no local das atividades da Marcha Nacional pelo Direito à Cidade. A marcha termina hoje e foi realizada por movimentos sociais de luta por moradia, em defesa da retomada de políticas para moradia e habitação popular. Os participantes estiveram acampados, desde segunda-feira, próximos ao prédio do Ministério das Cidades, em Brasília.

Na ocasião, a Deputada cumprimentou os movimentos pela participação massiva na audiência pública realizada, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), com o Ministro das Cidades, Senhor Alexandre Baldy, nesta quarta-feira (6/6), na Câmara dos Deputados. A parlamentar também lembrou de algumas das pautas levantadas durante as discussões, tanto por deputados como pelos movimentos, em especial a realização da Conferência Nacional das Cidades e a retomada das atividades do Conselho Nacional das Cidades, tema que vem sendo tratado com atenção no âmbito do Colegiado.

A marcha terminou nesta quinta e foi organizada pela União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Central dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), Movimento de Luta de Bairros e Favelas (MLB), Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM). Os movimentos reivindicam a volta de investimentos nos programas de habitação para a população de baixa renda, obras de saneamento e mobilidade urbana. Para os representantes dos movimentos, as políticas devem ser conduzidas levando em conta a participação popular, que passa pela retomada das atividades do Conselho e a realização da Conferência Nacional.

Também estiveram presentes na Marcha os deputados Afonso Florence (PT/BA) e Paulo Teixeira (PT/SP).