Porto Alegre sedia seminário regional sobre universalização do saneamento

25/10/2017 12h49

Porto Alegre sedia seminário regional sobre universalização do saneamento

Convite do Seminário

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realiza, na próxima segunda-feira (30), debate em Porto Alegre (RS) para discutir questões relacionadas ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. A iniciativa é do presidente da CDU, deputado federal Givaldo Vieira (PT-ES), atendendo a um pedido da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sindiágua).

Para o deputado federal Enio Verri (PT-PR), que coordenará a atividade enquanto membro da CDU, a experiência e o sucesso do Seminário no Paraná também se repetirá em Porto Alegre, pois o assunto é de grande relevância e trará bons argumentos para o Encontro Nacional que será realizado em 2018 em Brasília.

“Esse encontro é de extrema importância, pois ele trará reflexões que se contrapõem a reflexão da água como mercadoria e principalmente com relação à vida. Água é vida, não pode ter preço e consequentemente precisa ter um enfrentamento sobre esse processo de monopolização da água como bem para ser vendida”, expõe Verri.

O seminário, marcado para às 14h, na Paróquia da Pompéia, vai reunir, ainda, lideranças e urbanitários, representantes, movimentos populares e sindicais, além de outras entidades ligadas ao tema.

DMAE

No dia 06 deste mês, a Comissão esteve na capital gaúcha para debater a proposta de privatização do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE), em atividade coordenada pelos deputados Givaldo Vieira e Henrique Fontana (PT-RS).

FAMA 2018

O Fórum Alternativo Mundial da Água está sendo organizado por uma coordenação nacional e por comitês estaduais. O objetivo do evento será o aprofundamento do debate sobre a preservação e o fortalecimento da soberania nacional sobre seus bens naturais e estratégicos, com foco na água.