Nota Pública da CDHM sobre Chacina em Belém do Pará

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou, por unanimidade, em reunião plenária nesta data, diligências em Belém do Pará com a finalidade de verificar as ações destinadas à apuração do assassinato do cabo da Polícia Militar Antônio Marcos da Silva Figueiredo, e da chacina que se seguiu, entre 4 e 5 de novembro de 2014, quando pelo menos dez pessoas foram mortas, em retaliação ao assassinato do referido policial.
05/11/2014 18h15

Patricia Soransso

Nota Pública da CDHM sobre Chacina em Belém do Pará

Diligências para a capital do Pará foram aprovadas em reunião da CDHM

As diligências são antecedidas por solicitação de informações e providências às autoridades públicas do Estado do Pará, a respeito das investigações sobre as mortes. Pelo noticiário a respeito, as execuções foram anunciadas em redes sociais e em seguida realizadas.

Tais homicídios, com características de execução por grupo de extermínio, formado por agentes públicos, reveste-se da maior gravidade, inclusive expondo a risco outros servidores públicos não envolvidos em execuções sumárias. Por isso o episódio que chocou a população da capital paraense é objeto da atenção deste colegiado parlamentar e de outras entidades no acompanhamento da apuração, para que essas violações dos direitos humanos não resultem em impunidade.

Brasília, 5 de novembro de 2014

Deputado ASSIS DO COUTO

Presidente