Comissão recebe parlamentares da Indonésia para discutir relações comerciais

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados (Cdeics) recebeu nesta quarta-feira, 14, os deputados da Indonésia Achmad Sahroni e Zulfan Lindan e o ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia, Sudarsono Soedirlan, para discutir as relações comercias entre os dois países e tratar da aproximação entre os parlamentos.
14/12/2016 17h35

Carla Passos - Assessora de Imprensa

Comissão recebe parlamentares da Indonésia para discutir relações comerciais

Cdeics recebe Delegação Oficial de Parlamentares Indonésios

"Apesar de separados por grande distância geográfica, nossos dois países apresentam muitas semelhanças. Ambas são nações que procuram avançar no desenvolvimento da justiça social. Ambos possuem enormes populações, dotadas as mesmas esperanças e sonhos. Ambos são países que lutam por se tornar independentes economicamente. Ambas são sociedades que combatem o flagelo da pobreza e desigualdade. Ambos somos grandes e pujantes democracias", afirmou o presidente da comissão, deputado Laércio Oliveira, no discurso de abertura da reunião.

“Urge que governos e as sociedades do Brasil e da Indonésia se aproximem, para que que se identifique pautas de interesses comuns. E o primeiro passo dessa aproximação deve ser dado pelos respectivos parlamentos, como instâncias de vocalização dos anseios de nossos povos”, disse Laércio.

O presidente lembrou que as relações entre os dois países remontam ao ano de 1953. Mais recentemente, elas foram impulsionadas por troca de visitas presidenciais em 2008. No mesmo ano, firmou-se a parceria estratégica entre Brasil e Indonésia, a única entre o país e o Sudeste Asiático. “O relacionamento tem se beneficiado de afinidades em diversas vertentes: evolução política convergente (fortalecimento da democracia); semelhanças em aspectos físicos (grandes territórios, com importantes biodiversidade); humanos (população numerosa e multiétnica) e sociais (desafio de superação de desigualdades)”.

Laércio Oliveira informou que o Plano de Ação da Parceria Estratégica de 2009 deu contornos definidos à aproximação entre os dois países, incluindo na agenda bilateral assuntos como energias renováveis, defesa, mineração, políticas de inclusão social, cooperação acadêmica e educacional e cooperação científica e tecnológica. “Brasil e Indonésia vem desenvolvendo, nos últimos anos, importante parceria na área de Defesa, especialmente com as vendas de aviões Super-Tucanos da Embraer e lançadores de foguetes da Avibras”, disse o deputado.

Os deputados da Indonésia reforçaram a importância de estreitar as relações com o Brasil e ao final da reunião foram homenageados pelo presidente, que recebeu também uma placa com os cumprimentos do país asiático.

 

Matéria: Carla Passos - Assessora de Imprensa