Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > A Câmara > Secretaria da Mulher
Aprovação da PEC de Luiza Erundina

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que garante a presença de, ao menos, uma mulher nas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados, do Senado e das comissões de cada Casa. A PEC foi aprovada por 441 votos a favor, 5 contra e 2 abstenções. O texto será enviado ao Senado.

Exame de Mamografia

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que suspende parcialmente a Portaria 1.253/12, do Ministério da Saúde. A suspensão evita a recusa do exame de mamografia às mulheres na faixa de idade de 40 a 49 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria deve ser votada ainda pelo Senado..

Eleição para a composição das comissões permanentes ocorreu na quarta-feira (04). Quatro delas serão presididas por mulheres. As escolhidas foram: Jô Moraes (PCdoB-MG), Clarissa Garotinho (PR-CE), Soraya Santos (PMDB-RJ) e Júlia Marinho (PSC-CE). Confira as comissões que cada uma presidirá.

Carmen Zanotto participa de reunião para definir as novas metas dos países-membros da ONU

Temas como o empoderamento das mulheres, melhoria dos sistemas de saúde e defesa dos direitos da pessoa com deficiência devem constar na pauta de negociações para formulação da Agenda Pós-2015, que substituirá os Objetivos do Milênio

Coordenadora da Bancada Feminina, Dâmina Pereira, defende direitos efetivos para a mulher

Em entrevista à TV Câmara, a coordenadora dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Dâmina Pereira (PMN/MG), defendeu a aprovação de nova legislação que efetive os direitos da mulher na sociedade, no processo eleitoral e dentro do Legislativo.

Parlamentares avaliam políticas de combate à violência contra mulher

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, participou na terça-feira (14) de audiência pública na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher. Ela apresentou as políticas de enfrentamento à violência adotadas hoje no Brasil.

Rose de Freitas presidirá Comissão de Orçamento

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) foi indicada pelo PMDB para presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ela prevê um trabalho detalhista e transparente no colegiado e promete “passar a limpo” a situação econômica.

Informações de Apoio

Mapa do Portal