Atribuições

A Secretaria de Controle Interno é responsável pelas ações de auditoria interna. Suas atividades contribuem para a Câmara dos Deputados alcançar os objetivos estratégicos, operacionais, financeiros e de conformidade.

Cabe à secretaria:

  • Avaliar riscos de projetos, programas e processos organizacionais
  • Prestar consultoria em governança, gestão de riscos e controles internos
  • Verificar e avaliar os resultados obtidos pelos gestores
  • Avaliar o cumprimento das metas previstas
  • Fiscalizar a execução contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial
  • Analisar os atos de pessoal
  • Apoiar o Tribunal de Contas da União no controle externo da Câmara dos Deputados
  • Emitir parecer sobre a prestação de contas do plano de saúde da Casa


A secretaria é subordinada diretamente à Mesa Diretora e tem a seguinte a estrutura:

Núcleo de Auditoria Recursos Humanos
Avalia ações de gestão de pessoas, tais como pagamentos, concessão de benefícios e vantagens aos parlamentares, servidores ativos, inativos e pensionistas.

Núcleo de Auditoria Contábil e Operacional
Verifica as contas, as finanças, o orçamento e as variações patrimoniais, analisa as tomadas de contas especiais e confere a exatidão dos valores informados nos relatórios de gestão fiscal.

Núcleo de Auditoria Licitações, Contratos e Patrimônio
Avalia procedimentos de licitação, execução de contratos, convênios, acordos e demais atos relacionados à administração patrimonial e à gestão de almoxarifados.

Núcleo de Auditoria Tecnologia da Informação
Avalia a estrutura e os atos de governança, gestão, infraestrutura e segurança de tecnologia da informação.

Núcleo de Análise de Atos de Pessoal
Verifica a correção e a legalidade das admissões e desligamentos de servidores efetivos e, também, das aposentadorias e pensões de servidores e deputados.

Núcleo Setorial de Gestão
Assessora o secretário a promover a melhoria contínua da gestão interna, orienta a aplicação das metodologias, soluções e padrões corporativos e divulga melhores práticas.

Seção Administrativa
Desempenha atividades administrativas de controle de documentos, patrimônio e material e acompanha as demandas funcionais dos servidores.

As atribuições estão definidas na Resolução 69/1994